domingo, 16 de dezembro de 2007

Mocha semifreddo com crosta de amaretto cookies


Eu sei, o tempo aqui não está para sobremesas geladas. Mas quando bati os olhos nessa receita, não resisti à tentação de 1) fazer sorvete em casa sem o auxílio de nenhuma máquina e 2) incorporar duas das coisas que mais amo, que são doces e café.

O resultado não me deixou na mão. Realmente não é a sobremesa mais simples do mundo, mas o processo é relativamente fácil de fazer, exigindo apenas um pouco de paciência, planejamento e boa vontade. Sem falar que há um sentimento de satisfação sem igual no processo de fazer sorvete com as próprias mãos. Quanto ao gosto, simplesmente divino: o sabor do café é bem proeminente e a crosta de biscoitos amaretto complementa bem a textura extra-macia do sorvete. Também fica muito elegante no prato.

Tecnicamente, semifreddo não é exatamente um sorvete, mas um quase-sorvete, no sentido de que é mais mole e nunca chega a congelar tanto quanto o sorvete. O que é ótimo em matéria de textura, mas não é lá muito prático: bastam alguns segundos fora do congelador para que ele derreta em velocidade recorde.

Foi aí que eu me atrapalhei toda, pois inventei de desenformar o semifreddo num prato e o troço começou a desaparecer antes que eu pudesse tirar sequer uma foto decente. Tive que correr e colocar de volta no pote de sorvete antes que fosse tudo pia abaixo. Portanto, se você pretende desenformar o semifreddo, duas coisas: forre a forma com papel filme antes, para ajudar a desenformar, e certifique-se de que tudo será comido rapidamente (o que não é muito difícil). Porém, se você pretende comer aos pouquinhos, não precisa desenformar: basta usar uma forma funda para sorvete (pode ser um pote de sorvete já usado) e tirar as fatias com uma faca, certificando-se que cada fatia tenha a parte do semifreddo e parte da crosta de biscoitos em baixo.

Para fazer a crosta de amaretto, basta quebrar uns 20 biscoitinhos com o processador até virar uma farinha, e umedecê-los com duas ou três colheres de manteiga derretida. Espalhe a mistura no fundo da forma e coloque na geladeira. Eu prefiro uma crosta bem fininha, pois acho o sabor do biscoito amaretto um tanto enjoativo.

Para o semifreddo, faz-se uma "custard" usando 3/4 de xícara de açúcar, 8 gemas, 1/3 de xícara de expresso frio e uma xícara de creme de leite fresco. A receita pede ainda 2 colheres de vinho Marsala, mas eu não usei. Antes de começar, porém, é bom se organizar: coloque uma panela com um pouco de água para ferver (para banho-maria) e separe uma outra vasilha grande com água bem gelada.

Numa vasilha resistente a calor, bata 1/2 xícara do açúcar com as gemas, o café, o Marsala e uma pitadinha de sal. Leve essa vasilha ao banho-maria (com cuidado para a água fervente não tocar no fundo da vasilha) e bata (com um batedor de arame ou batedeira portátil) até a mistura ficar clara e cremosa. O processo é demorado, pois é preciso cozinhar as gemas da maneira mais delicada possível sem fazer uma omelete. Quando estiver tudo bem cremoso e quase firme, tire a vasilha do banho-maria e coloque diretamente sobre a vasilha com água para esfriar.

Em outra vasilha, bata o creme de leite com o restante do açúcar até ficar bem firme. Com uma espátula, incorpore lentamente o creme batido à custard, até estar tudo uniforme. Nesse ponto eu inventei de adicionar uns pedacinhos de chocolate amargo (chocolate com café nunca é demais, certo?), mas os danados afundaram todos. A mistura é muito macia e delicada para suportar o peso dos pedacinhos de chocolate. Mas que ficou gostoso, ficou.

Por fim, despeje essa mistura sobre a crosta de biscoitos, cubra com papel filme e leve ao congelador por no mínimo 8 horas. Eu recomendo no mínimo 24 horas para ele ficar numa consistência não muito mole.

Nenhum comentário: