quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Brigadeiro de festa


Quando eu disse antes que minha mãe não gostava muito de cozinhar, eu esqueci de mencionar que as poucas coisas que ela faz são simplesmente as melhores do mundo. Por exemplo, nunca houve um brigadeiro como o da minha mãe, que fazia inveja nas outras mães e raramente chegava às festinhas de aniversário sem antes ser devorado pelas três filhas chocólatras.

Fazer brigadeiro não tem nenhum mistério: uma lata de leite condensado, duas colheres de sopa de chocolate em pó (usei cacau em pó na falta do Nescau) e uma colher de manteiga. O segredo está em mexer bem na panela, em fogo baixo, até atingir o ponto que é quando ele solta do fundo da panela.

Mas a graça mesmo do brigadeiro está em lamber a panela, lambuzar as mãos de manteiga para enrolar as bolinhas, fazer aquela bagunça com o granulado e comer várias colheradas pelo caminho. É uma coisa que se faz em família. Então eu usei minha segunda lata de leite condensado para fazer este brigadeiro aí, pensando na minha mãe, como se ela o estivesse fazendo para o meu aniversário. Deve ter sido essa dose extra de amor e de saudade que fez com que ele tenha ficado tão bom...

2 comentários:

Agdah disse...

Menina, pois já eu nunca fiz um brigadeiro que prestasse. Sempre me delicio com aqueles danadinhos que derretem na boca quando a gente morde, mas os meus ou ficam parecendo bolinha de gude ou de borracha.

Anônimo disse...

REALMENTE , FAZER BRIGADEIRO NÃO TEM MUITO MISTÉRIO, MAS, QUANDO É FEITO COM AMOR E CARINHO, COMO TUDO QUE VC FAZ, TEM UM SABOR TODO ESPECIAL.........BEIJOS DA SUA MÃE, ZAIDE