terça-feira, 21 de agosto de 2007

A melhor salada caesar

Eu adoro salada caesar, mas detesto quando peço em restaurante e ela vem nadando no molho, com a alface já murcha, coitada. Molho pronto então, passo longe. E aqueles bacons secos, que mais parecem de plástico? Eca. É um prato tão simples e fácil de fazer, não entendo como muitos lugares pisam na bola.


Como qualquer salada ou prato cru, o principal segredo é a qualidade dos ingredientes. Não pense que vai fazer o mesmo efeito comprando aquele parmesão pré-ralado porque não vai. Só fica bom se você usar o verdadeiro parmesão italiano, um azeite honesto, alface fresquinha, croutons saborosos e crocantes. Pode parecer frescura, mas se você não vai alterar a constituição dos ingredientes através do cozimento, faz sentido que eles tenham o melhor sabor possível, não faz? E o preço muitas vezes elevado termina valendo a pena, pois é melhor investir um pouco mais num produto confiável do que arriscar e pôr todo o prato a perder (uma lição que eu só aprendi com o tempo).

O tradicional molho da salada caesar eu já ensinei aqui. O resto é simples: folhas de alface romana cortadas em pedaços, croutons crocantes e mais um punhado de parmesão ralado na hora. O bacon eu dispenso, mas se quiser usar, fique à vontade. Bon apetit!

Nenhum comentário: