sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Vinagretes e vinagreteiras


Eu amo minha vinagreteira. Amo. Ela tem uma pazinha interna que mexe todos os ingredientes, "emulsificando" tudo com um simples rodar da manivela. Ela tem uma boquinha que permite levar à mesa para servir a vinagrete. Ela é bonitinha, tem receitinhas impressas nas laterais e é baratinha, baratinha. A minha já está velha de guerra, mas quando estive no Brasil levei de presente para minha mãe, irmã, uma amiga que estava indo morar sozinha e uma pra Katita, já que considero uma mão na roda essencial para qualquer rainha do lar.

Com essa onda de calor que anda por aqui, com sensação térmica de 43 graus (nem em Salvador, hein...), só saladinhas mesmo. E um dos segredos para uma boa salada é uma boa vinagrete. O outro são os ingredientes - só usar os melhores, já que não se vai cozinhar nada. Mas voltando à vinagrete, segue uma receita básica que pode ser transformada de mil maneiras:

- Duas partes de azeite para uma parte de vinagre (esse vinagre pode ser vinagre de vinho tinto, branco, balsâmico, suco de limão ou de laranja, etc.)
- Sal e pimenta moída na hora
- Um fiozinho de mel
- Mostarda Dijon (uma colherzinha já basta)
- Erva fresca da sua preferência (manjericão, orégano, salsinha, etc.) - opcional

Uma outra vinagrete bem famosa por aqui é da salada César (que leva alface americana, croutons, bacon frito e bastante queijo parmesão). Essa é um pouquinho mais complicada e precisa de medidas mais exatas:

- Um dente de alho cortado em pedacinhos
- Duas gemas
- Meia colher de chá de pasta de anchovas
- Uma colher de sopa de mostarda Dijon
- Suco de dois limões
- Azeite de oliva
- 1/4 de xícara de parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino à gosto

O procedimento, entretanto, é bem simples: misturar todos os ingredientes, acrescentando o óleo por último e mexendo vigorosamente para emulsificar. Se você não tiver uma vinagreteira bonitinha como a minha, pode usar um vidro com tampa e mexer loucamente como se fosse um coquetel. Se ficar grosso demais, pode-se acrescentar um pouco de água também.

Um comentário:

Agdah disse...

O calor fugiu de SSA por enquanto. Todos estão a reclamar é do frio...