sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Almoço de aniversário

Nada como ter um marido atencioso e sensível. Sabendo que eu andava estressada com prazos a cumprir e toneladas de textos a entregar na universidade, meu amor me surpreendeu com um almoço de aniversário (que foi apenas um dos presentes que ganhei). Quando eu cheguei em casa já estava tudo pronto, mesa posta e uma taça de vinho rosé me esperando. O cardápio era algo que eu nunca tinha comido antes: salada de lentilhas com filé de salmão. Muito gostoso. Quando ele me explicou a receita fiquei meio surpresa, pois me pareceu bem complicada, mas ele jura que foi tudo muito simples.

Salada de lentilhas com salmão

Ingredientes:

- 1 xíc. (chá) de lentilhas
- 4 xíc. (chá) de água fria
- 1/2 cubo de caldo de galinha
- 1 bouquet garni com 1 folha de louro, ramos de salsinha e tomilho
- 1 cenoura descascada e cortada em pedaços grandes
- 1 cebola grande, metade cortada em pedaços grandes e a outra metade, em cubos bem pequenos
- 2 dentes de alho
- 1 limão
- 1/2 colher (sopa) de mostarda
- 1/2 xíc. (chá) de salsinha picada
- 1/8 xíc. (chá) de vinagre balsâmico
- azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Primeiro lave e deixe as lentilhas de molho por 1 hora. Terminado, escorra e em uma panela coloque as lentilhas, a água, o cubo do caldo, o bouquet, os pedaços de cenoura, a parte da cebola cortada em cubos grandes e leve ao fogo alto. Assim que ferver, (se precisar, retire a espuma que subir à superfície), abaixe o fogo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que as lentilhas estejam macias, mas inteiras. Retire a panela do fogo e escorra novamente as lentilhas, tirando todos os legumes e o bouquet. Reserve.

Em uma vasilha grande, misture bem o alho, o suco de limão, o sal, a pimenta-do-reino, a mostarda, o vinagre, a cebola cortadíssima e um pouco de azeite. Junte as lentilhas e misture bem. Prove e acrescente azeite até ficar ao seu gosto, depois deixe esfriar fora da geladeira por uns 15 minutos. Então, junte a salsinha picada e misture novamente. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir, adicionado mais azeite, sal e limão se necessário.

Apresentação:

O ideal deste prato é servi-lo sob uma salada verde e um filé de peixe. Na minha receita, usei um salmão grelhado, temperado com sal, pimenta e tomilho, e para a salada-verde fui de alfaces-romaines, com um vinagrete balsâmico (azeite, balsâmico, mostarda Dijon, sal, pimenta e mel). O prato é uma adaptação de uma deliciosa salada do restaurante Meridiano, em Salvador.

3 comentários:

Anônimo disse...

NADA COMO TER UM MARIDO ASSIM, EU SABIA QUE ELE ERA MARAVILHOSO, MAS COM ESTE ALMOÇO LINDO E DELICIOSO, ELE GANHOU MAIS PONTOS AINDA NO MEU CONCEITO..........QUE DEUS CONSERVE ESTE AMOR POR TODA A VIDA DE VOCES........E MAIS UMA VEZ, MEUS PARABENS E MEUS VOTOS DE FELICIDADES PARA OS DOIS.......BEIJOS DA SUA MÃE E SOGRA.....ZAIDE

Neide Rigo disse...

Parabéns!!! Pelo aniversário e pelo maridão que, além de sensível, cozinha - isto é tudo de bom (eu também não posso reclamar, à exceção que o meu não cozinha) bjs, n

Agdah disse...

Parabéns, embora um tanto atrasado.