terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Salada com gorgonzola e nozes caramelizadas


Se eu disser que estas nozes caramelizadas são a perfeita adição a qualquer salada, você acredita em mim? Sério? Acredita a ponto de fazê-las hoje mesmo? Sim, elas são boas assim - crocantes, doces, nutty pequenos pedaços de paraíso (pelo menos do paraíso de quem gosta de coisas crocantes, nutty e deliciosas em suas saladas).

A primeira vez que eu fiz estas nozes foi para comer como aperitivo, mas achei que sozinhas elas ficaram um pouco enjoativas. Numa salada, entretanto, onde elas são obrigadas a conviver com o azedinho da vinagrete, ficam perfeitas. E são fáceis de fazer, mesmo para quem tem medo de mexer com açúcar em altas temperaturas como eu.

Numa panela pequena de fundo grosso, coloque duas colheres de sopa de açúcar e ligue o fogo em temperatura média. Enquanto o açúcar derrete, separe uma colher de sopa de manteiga sem sal e uma xícara de nozes cruas (não-torradas e não-salgadas), picadas ou inteiras. Quando o açúcar começar a ficar transparente e depois dourado, coloque a manteiga e mexa até esta derreter.

Desligue o fogo, acrescente as nozes e mexa até que todas estejam cobertas com o caramelo. Espalhe as nozes num prato forrado com papel manteiga e deixe esfriar. Se quiser, espalhe uma pitada de sal (usei flor de sal) por cima para dar um contraste salgadinho ao caramelo doce. Depois de frias, as nozes podem ser picadas (se não tiverem sido antes) e guardadas para serem usadas em praticamente qualquer salada.


A salada que eu fiz tinha folhas de alface Boston, minha nova folha preferida (também conhecida por aqui como alface manteiga, tão macias são suas folhas), dois palmitos cortados em rodelas e um pedacinho de queijo gorgonzola despedaçado. Para a vinagrete eu misturei uma parte de vinagre de xerez, uma parte de azeite de oliva, uma parte de azeite de nozes, um fio de mel, meia colher de chá de mostarda Dijon, sal e pimenta. Preciso dizer que ficou uma delícia?

3 comentários:

Unknown disse...

Precisa não, eu acredito!

Deve ter ficado excelente...

Anônimo disse...

Oi Ludmila, é a Patricia amiga da Gisa (do Natal, lembra?). Nossa guria, qta coisa boa nesse teu blog, cheio de dicas, adorei!!
A próxima vez que tiver um tempinho já vou experimentar umas receitas novas.
Ahh, e acho q amanhã vamos lá no SPCA, pra ver se adotamos um gatinho. Tomara que a gente encontre um tão bonzinho qto o de vcs.
Bjos e bom 2009 pra vcs!

A Dona da Cozinha disse...

me convenceu
;)