quarta-feira, 4 de junho de 2008

Quiche de aspargos e palmito


Com a segunda metade daquela pâte brisée que eu tinha no congelador, resolvi fazer uma quiche. Geralmente quando eu faço quiche termino esquecendo da receita e coloco o que tiver na geladeira, e o resultado quase sempre é comível, mas raramente é divino como uma boa quiche pode ser. Então dessa vez eu investi, comparei receitas, comprei os ingredientes especialmente para a ocasião e o resultado ficou bem melhor do que minhas desajeitadas tentativas anteriores.

Quiche é uma espécie de torta salgada cuja base é feita a partir de de ovos, leite e creme de leite. A esta base extremamente versátil pode-se acrescentar de um tudo: queijo, legumes, cogumelos, presunto, bacon, alho-poró, o que quiser. É uma boa receita para limpar a geladeira, mas também comporta variações mais elaboradas. Eu usei como guia uma receita da Elise Bauer de quiche de aspargos e presunto, mas troquei o presunto por palmitos que eu estava querendo usar. Ficou perfectly delicious!

Quiche de aspargos e palmito
(Receita adaptada do blog Simply Recipes)

- uma massa de torta/ pâte brisée (receita aqui)
- uma chalota ou meia cebola
- um punhado de aspargos (uns dez), cortados na diagonal em pedaços pequenos
- três palmitos cortados em rodelas
- uma fatia de bacon picado
- meia xícara de queijo parmesão ou gruyère ralado
- meia xícara de leite
- meia xícara de creme de leite fresco
- três ovos

A massa segue aquele velho esquema das tortas abertas: abrir a massa na forma, fazer furinhos com o garfo, cobrir com papel alumínio e colocar feijõezinhos para pesar, pré-assar com o papel alumínio, depois sem o papel alumínio, deixar esfriar, colocar o recheio e assar de novo.

Para o recheio, eu apenas coloquei os pedacinhos de bacon numa frigideira com as chalotas até dourar, depois acrescentei os aspargos já cortadinhos, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar até que os aspargos estivessem al dente, uns cinco minutos, e deixei esfriar.

Numa vasilha eu quebrei os ovos e bati com o leite e o creme de leite. Na massa de torta pré-cozida, espalhei uma camada do queijo ralado e coloquei os aspargos por cima. Somente nessa hora eu juntei as delicadas rodelinhas de palmito. Cobri todo o recheio com a mistura de ovos e leite e coloquei mais um pouco de queijo ralado por cima de tudo. Assei por 30-35 minutos, até dourar, e servi com uma saladinha verde.

4 comentários:

Fabrícia disse...

Lud que delícia...acabei de tirar uma quiche de aspargos do forno....quanta coincidência...produtos da estação rodando na cozinha. Ficou maravilhosa...
Bjs.

Unknown disse...

Eu também sempre adapto as receitas que faço. Ou porque algum ingrediente não me agrada ou porque outro fica melhor no lugar. Pra mim o importante é tentar... e muitas vezes dá certo. E o palmito deve ter ficado muito bom na quiche, adoro palmito! Bjão!

Luciana Macêdo disse...

Existem alguns pratos como pizza, quiche e risotos que podemos usar nossa imaginação e criatividade. O resultado está aí, uma quiche que a combinação de ingredientes me agradou bastante

Anônimo disse...

Vim cá parar através do Cozinhas do Mundo...
E tive de ler o Blog todo, de uma ponta à outra..
Adorei!