quarta-feira, 25 de junho de 2008
Aspargos enrolados com prosciutto
Os aspargos estão tão bonitos (e baratos) na feira que é praticamente impossível não levar um ou dois punhados para casa, especialmente sabendo que daqui a algumas semanas eles não estarão mais lá. Por isso temos comido muitos aspargos ultimamente - sem reclamar, é claro. Embora eu já tenha dito aqui que assá-los com parmesão é sem dúvida o melhor jeito de comê-los, este método de grelhá-los com prosciutto fica num respeitabilíssimo segundo lugar.
A receita foi adaptada da revista Gourmet de Junho, que enrolou os aspargos em pancetta mas eu substituí por prosciutto porque era o que eu tinha na geladeira. Eu sei que muita gente acha que cozinhar prosciutto é um crime, mas eu particularmente gosto, porque acho que o salgadinho se intensifica e ele fica bem crocante. Mas sinta-se livre para usar pancetta ou bacon normal mesmo, acho que deve ficar igualmente bom.
Pegue um punhado de aspargos e retire as pontas duras. Tempere-os com azeite, pimenta e pouquíssimo sal. Separe as fatias finas de prosciutto e enrole-as nos aspargos. Como os meus eram bem fininhos, eu usei uma fatia de prosciutto para três aspargos, e acho que ficou bem equilibrado. Depois pegue espetinhos de madeira e espete os aspargos na altura do prosciutto, colocando quantos "pacotinhos" de aspargos você puder em cada espeto. Dessa maneira, além de segurar o prosciutto no lugar, fica muito mais fácil de grelhar pois você só tem que manipular um ou dois espetinhos ao invés de vinte pacotinhos individuais de aspargos.
Pronto, depois é só grelhar os aspargos até que fiquem macios, os meus demoraram menos de seis minutos, três de cada lado. Servi com couve-flor gratinada e um rosbife feito na churrasqueira que ficou delicioso, mas depois eu conto sobre ele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Acredita que só comi aspargos no meu curso de gastronomia.
Adorei muito, mas só vejo em conservas, nunca achei in natura para vender.
bjs
Gosto tanto de aspargo! aqui a temporada deles já chegou ao fim...andam tão caros!
bjo,
Nina.
Ah, eu nao cozinho proscuitto e porque nao gosto mesmo. Acho que fica muito salgado. Mas adoro essa combinacao.
Postar um comentário