quarta-feira, 25 de junho de 2008

Aspargos enrolados com prosciutto


Os aspargos estão tão bonitos (e baratos) na feira que é praticamente impossível não levar um ou dois punhados para casa, especialmente sabendo que daqui a algumas semanas eles não estarão mais lá. Por isso temos comido muitos aspargos ultimamente - sem reclamar, é claro. Embora eu já tenha dito aqui que assá-los com parmesão é sem dúvida o melhor jeito de comê-los, este método de grelhá-los com prosciutto fica num respeitabilíssimo segundo lugar.

A receita foi adaptada da revista Gourmet de Junho, que enrolou os aspargos em pancetta mas eu substituí por prosciutto porque era o que eu tinha na geladeira. Eu sei que muita gente acha que cozinhar prosciutto é um crime, mas eu particularmente gosto, porque acho que o salgadinho se intensifica e ele fica bem crocante. Mas sinta-se livre para usar pancetta ou bacon normal mesmo, acho que deve ficar igualmente bom.


Pegue um punhado de aspargos e retire as pontas duras. Tempere-os com azeite, pimenta e pouquíssimo sal. Separe as fatias finas de prosciutto e enrole-as nos aspargos. Como os meus eram bem fininhos, eu usei uma fatia de prosciutto para três aspargos, e acho que ficou bem equilibrado. Depois pegue espetinhos de madeira e espete os aspargos na altura do prosciutto, colocando quantos "pacotinhos" de aspargos você puder em cada espeto. Dessa maneira, além de segurar o prosciutto no lugar, fica muito mais fácil de grelhar pois você só tem que manipular um ou dois espetinhos ao invés de vinte pacotinhos individuais de aspargos.

Pronto, depois é só grelhar os aspargos até que fiquem macios, os meus demoraram menos de seis minutos, três de cada lado. Servi com couve-flor gratinada e um rosbife feito na churrasqueira que ficou delicioso, mas depois eu conto sobre ele.

3 comentários:

Unknown disse...

Acredita que só comi aspargos no meu curso de gastronomia.
Adorei muito, mas só vejo em conservas, nunca achei in natura para vender.
bjs

Gourmandisebrasil disse...

Gosto tanto de aspargo! aqui a temporada deles já chegou ao fim...andam tão caros!
bjo,
Nina.

Carla disse...

Ah, eu nao cozinho proscuitto e porque nao gosto mesmo. Acho que fica muito salgado. Mas adoro essa combinacao.