terça-feira, 4 de março de 2008

Almoço de domingo em plena terça-feira

Luiz está trabalhando durante os fins de semana no emprego novo e, enquanto durar este horário maluco, somos obrigados a fabricar nosso próprio fim de semana solitário. É estranho, enquanto todos trabalham e correm de lá para cá durante a semana a gente fica de bobeira, fazendo de conta que é sábado e domingo. Como eu faço meu próprio horário de estudos não tenho muitos problemas com isso, mas fica aquela sensação de que estamos em falta de sincronia com o resto do mundo (o que não é mal). Também estamos cozinhando mais neste período, já que temos mais tempo livre. O almoço de hoje teve tanta cara de domingo que eu esqueci que ainda era terça-feira.


Frango à provençal
(Adaptado de várias receitas que vi por aí)

Aproveitando uns tomates bonitinhos que apareceram no mercado ontem (sinal da primavera chegando?), coloquei em prática uma daquelas receitas que estavam reservadas para o verão. Decidi chamá-lo para ver se ele vem logo, porque eu não aguento mais este frio. Você vai precisar de:

- dois peitos e duas coxas-sobrecoxas de frango, com osso e com pele (ou um frango inteiro cortado em pedaços)
- quatro tomates maduros, mas só vale se estiverem bem bonitos
- uma cebola média
- quatro dentes de alho
- um punhado de azeitonas pretas (usei umas espanholas)
- uma colher de chá de herbes de provence (ou uma mistura de ervas secas da sua preferência)
- azeite de oliva, sal e pimenta

Corte os tomates e a cebola em quatro partes. Fatie os dentes de alho. Tire os caroços das azeitonas, se quiser, e corte em pedaços grandes. Coloque tudo isso num refratário grande e tempere com as ervas, sal, pimenta do reino e azeite de oliva. Misture bem. Tempere os pedaços de frango também com sal e pimenta e um pouco das ervas, e coloque entre os vegetais. Asse em fogo médio-alto (425F) por 40-45 minutos, ou até o frango cozinhar por completo e dourar.

A beleza deste prato simples está no molho que se forma no fundo do refratário a partir do líquido dos tomates e do frango. A mistura dos sabores do tomate, azeitona, cebola e os pedacinhos de alho é reconfortante. Um prato digno do almoço de domingo, seja qual dia for o seu domingo. Também é daqueles pratos que você prepara com antecedência e esquece por uma hora, indo buscar quando estiver pronto. Eu servi com salada verde, polenta (da instantânea mesmo) e vinho verde, que é meu refrigerante do fim de semana.

3 comentários:

Fabrícia disse...

Que delícia Lud...a vida é uma correria maluca né..... Hoje liguei na fazenda para saber sobre a cesta....mas esta perto de casa é sazonal...só em junho.....vou ver se arrumo outra mesmo que longe para até junho....
Bjcas.

Anônimo disse...

ESTE FRANGO TEM UMA "CARA" ÓTIMA, PARA O LUIZ, DEVE TER FALTADO A FOROFINHA DA D. SOGRA.....
E EU QUE NUNCA TOMEI ESTE VINHO VERDE.....
MAS, COM O CALOR QUE FAZ AQUI, VAMOS DE CHOPP MESMO...
BEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIIIIJ0OSSSSSSSSSSSSSSSS DA SUA MÃE

Neide Rigo disse...

O bom é isto, poder inventar um domingo num dia qualquer. Aqui em casa não tem diferença. Às vezes comemos até mais simplesmente nos finais de semana porque são dias de cinema e gostamos de ir à tarde. Deu muita vontade de comer este frango, ainda mais com vinho verde bem geladinho. bjs, n