domingo, 25 de novembro de 2007

Eu também botei a mão na massa

Ainda em Yangshuó, ficamos sabendo que um dos restaurantes do vilarejo oferecia aulas de culinária tradicional chinesa. Corremos para nos inscrever e fizemos a aula no mesmo dia - sim, era coisa pra turista ver, mas ainda assim foi bastante completa e divertida. Tudo começou com uma visita ao enorme farmer's market da região, onde a professora nos ensinou os nomes dos vegetais e de alguns produtos locais. E onde vi um pobre cachorrito assado que quase tirou todo o meu apetite, mas enfim...

Atrás da professora no farmer's market

De volta ao restaurante-escola, cada aluno (éramos seis) tinha sua estaçãozinha impecavelmente arrumada com fogão, wok, tábua de madeira e faca afiadíssima, temperos e bowls. Eu fiz um porco agridoce, Luiz fez um prato típico local de peixe frito na cerveja, e juntos fizemos dumplings vegetarianos (receitas seguem no final do post). Para mim, o ponto alto foi aprender a rechear e fechar os dumplings da maneira tradicional - o que nem é tão difícil assim, mas é um prato bastante versátil e que arranca "oohhs" e "ahhhs" dos convidados.

Minha estação

Fazendo dumplings

Até que não ficaram ruins

Concentração total

Os outros pratos também ficaram bons, mas eu fiquei meio assim de saber que todos os molhos eram engrossados com amido; que quase tudo era frito e que o molho agridoce era à base de ketchup... Sei não, se eu for reproduzir esses pratos em casa procurarei umas receitas mais alternativas. Quem sabe não as encontro no maravilhoso livro novo de Kylie Kwong (já encomendei o meu), que tem receitas, histórias e fotos deslumbrantes desse mesmo farmer's market de Yangshuó e de outros lugares que também visitamos pela China.

De qualquer maneira, seguem as receitas da professora:

Beer Fish

- 1 peixe inteiro de 1 kg (ela usou crab fish)
- 2 tomates cortados em cubos grandes
- 6 chilies em conserva cortados em cubos
- 1 pimentão vermelho e 2 verder cortados em cubos
- 10g de aipo cortado em palitinhos
- um pedaço pequeno de gengibre
- 3 cabeças de alho (ela usou também o talo da raiz do alho)
- 2 cebolinhas cortadinhas
- uma garrafa de cerveja

O peixe é cortado na metade com a espinha mantida. Aqueça a wok em fogo alto com 4 colheres de óleo, depois diminua para fogo médio e coloque o peixe para dourar de um lado. Coloque o alho, gengibre e chilies sobre o peixe e vire-o para dourar do outro lado. Coloque os tomates, aipo e pimentões ao redor do peixe na wok. Tempere o peixe com sal, um punhadinho de açúcar, oyster sauce e molho de soja. Adicione cerveja até cobrir o peixe, tampe a wok e deixe cozinhar por alguns minutos, ou até o molho reduzir. Coloque as cebolinhas e acerte a pimenta. Se precisar, engrosse o molho com um pouco de amido de milho. Transfira o peixe para um prato e sirva com o molho por cima.

Dumplings vegetarianos

A massa do dumpling pode ser comprada pronta ou caseira; trata-se de uma mistura simples de farinha de trigo e água misturados na proporção 2:1, deixando a massa descansar por duas horas antes de abrir bem fina e cortar em círculos (infelizmente a receita não diz o diâmetro).

Para o recheio, usamos cogumelos, cenoura e bastante cebolinha cortados bem fininhos até virarem uma pasta, mas pode-se usar praticamente qualquer vegetal. Essa massa é depois temperada com sal, pimenta, umas gotas de óleo de gergelim e uma colher de óleo vegetal para dar a liga.

Para fechar os dumplings, molhe as beiradas da massa com água fria, coloque uma colher de sobremesa do recheio no centro e feche - primeiro com um aperto no meio, depois dobrando e apertando as pontinhas em direção ao centro. Os dumplings podem ser fervidos (como raviolis) ou cozidos no vapor com um steamer. O tempo de cozimento é de aproximadamente 10 minutos no vapor. Servir com os molhos de sua preferência.

Um comentário:

Anônimo disse...

LUD : vc está mesmo parcendo uma mestre cuca, com este chapeuzinho e concentrada na sua tarefa....beijos , da sua mãe