quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Santa Barbara wine country



Quando se pensa na região vinícola da Califórnia os vales de Napa e Sonoma vêm imediatamente à mente, mas mais para o sul também há uma região bastante conhecida: Santa Barbara wine country, que compreende os vales de Santa Maria e Santa Ynez, com Los Alamos e Paso Robles não muito distantes. Inclusive, o filme que colocou a rota dos vinhos californianos no mapa, Sideways, foi todo filmado nos arredores de Santa Barbara.


Os vales de Santa Maria e Santa Ynez possuem uma paisagem bucólica, diferente de Napa e Sonoma, primeiro porque é mais difícil navegar pelas rotas sinuosas, e segundo porque as vinícolas ficam mais escondidas e afastadas umas das outras. Em matéria de clima, segundo me informou uma funcionária da vinícola Foxen, Santa Barbara tem uma mistura maior de temperaturas que permite a produção de mais variedades do que os onipresentes shiraz e zinfandel de Napa e Sonoma. Aqui é a terra do pinot noir, como qualquer um que tenha visto Sideways há de ter percebido.


Na Foxen tivemos inclusive um momento bem Sideways: entramos no tasting room da pequena vinícola e, enquanto Luiz iniciava todo o processo da degustação eu avistei, num móvel cheio de enfeites, fotos e mementos, uma foto com os atores Paul Giamatti e Thomas Hayden Church ali mesmo onde estávamos. Eu não sabia, mas uma cena do filme fora filmada ali. Depois descobrimos que existem até tours especializadas em levar as pessoas a todos os lugares que foram usados como locação para o filme, o que eu achei um pouco bizarro.


3 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Eu adorei Sideways, olhei num cineminha bem alternativo, que tinha mesas e cadeiras espalhadas (como um bar) e vendia copos de vinho e cerveja :o)
Lindas as suas fotos!!!
Beijos, e bom final de semana, Angie

Unknown disse...

Pra ser sincero... tô começando a ficar com inveja!

Sideways foi uma excelente aquisição!

Obs.: Joaninha, gostei demais da descrição do cinema... por acaso este cinema alternativo é num é em belo horizonte não?

Ludmila Carvalho disse...

Fred e Joaninha, eu também adoro Sideways. Lá em Santa Barbara dizem que a reputação do Merlot nunca mais foi a mesma depois do filme! E, claro, o pinot noir continua em alta até hoje pelo mesmo motivo.

Beijos,
Lud