quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ensopado de carne para dias chuvosos


Eis um post que eu gostaria de ter evitado. Não pela receita, pois o ensopado estava delicioso e reconfortante como deveria estar, mas pela época em que ele inevitavelmente apareceu neste blog. Vejam bem, estamos em pleno agosto, ainda deveria ser verão por aqui, mas quem disse? Não bastasse o inverno passado ter sido um dos mais longos e frios dos últimos tempos, o verão que sempre é curto parece que este ano resolveu passar batido. Mal nos acostumamos com as sandálias, óculos de sol e pique-niques, vem uma frente fria e chuvosa anunciando o que nos espera nos próximos meses. Eu espero que seja uma frente passageira, mas lá no fundo tenho a triste certeza de que o verão não volta mais e me arrependo das - poucas - vezes em que reclamei que estava quente demais para cozinhar.

É por causa deste clima estranho que estamos assim, cozinhando sopas, ensopados e cozidos em pleno "verão", enquanto minha nunca-antes-usada mochila para pique-nique fica quietinha em cima da estante, tomando poeira (mesma situação dos tacos de golf do marido, que nunca, jamais viram a cor de um gramado de verdade, coitadinhos). Se é verdade que nós precisamos fazer uma quantidade X de pique-niques para compensar os próximos terríveis Y meses de inverno, minha equação está decididamente desequilibrada. Preocupante isso.

Mas vamos então ao ensopado, que não tem culpa de nada, coitado. Para mim este é um prato que define "comfort food", embora seja o tipo da coisa que só tenho vontade de comer de vez em quando. Semana passada foi uma dessas vezes e decidi trocar a única receita que eu conhecia (que usa cerveja Guinness) por uma versão mais espontânea usando vinho tinto. Não segui receita nem usei medidas, apenas coloquei em prática algumas regrinhas gerais que eu sabia serem tradicionais em se tratando de ensopado.

Primeira regra: a escolha da carne. Aqui eu compro a carne de segunda que já vem em cubinhos próprios para ensopado, de maneira que não preciso limpar nem cortar nada. Uma economia de tempo e esforço preciosa, já que ensopado é um prato que demora de fazer e dá um certo trabalho.

Segunda regra: empanar os cubos de carne em farinha de trigo (temperada com bastante sal e pimenta), o que engrossa o caldo e faz com que a carne fique mais dourada. Tive que dourar a carne em duas etapas porque minha panela não era grande o suficiente.

Terceira regra: adicionar um líquido. Depois da carne dourada e reservada, eu adicionei meia garrafa de vinho tinto italiano e mais duas xícaras de caldo de carne (usei os cubinhos), raspando bem o fundo da panela com a colher de pau para liberar os queimadinhos gostosos. Depois acrescentei seis dentes de alho prensados e voltei a carne à panela.

Quarta regra: adicionar aromáticos. Eu fiz um bouquet garni de duas folhas de louro, três ramos de tomilho e dois de alecrim, mas você pode usar as ervas frescas ou secas de sua preferência.

Pronto, depois disso deixe a carne cozinhar (panela tampada) em fogo baixo (pode ser também no forno) por uma hora e meia antes de colocar os vegetais. Os mais costumeiros são batatas, cenouras, cebolinhas e cogumelos. Eu usei algumas cenouras cortadas em pedaços médios e mini cebolinhas descascadas. Deixei cozinhar por mais uma hora, mexendo de vez em quando, até a carne ficar desmanchando e os vegetais ficarem macios. Depois é só retirar o bouquet garni, provar o caldo e acertar o tempero se necessário. No último momento coloquei uma xícara e meia de ervilhas congeladas, esperei um minuto até elas descongelarem e servi com arroz branco, pão e o resto do vinho italiano.

5 comentários:

Anônimo disse...

ALEM DE BONITO, DEVE TER FICADO UMA DELÍCIA.........BEIJOS DA MAMA

Vitoria disse...

Oi, Lud
Acompanho seu blog (que descobri por acaso) e adoro as suas receitas!! Adoro cozinhar nas horas vagas e porisso vivo procurando blogs interessantes de culinária na net!! O seu blog é otimo!! Sou brasileira e vivo no Rio de Janeiro!! Adoro ensopados e quando vi essa receita resolvi fazer um igualzinho!! Só fiquei com uma dúvida cruel!! Voce doura a carne na panela com alguma coisa, tipo azeite ou manteiga??? Ou é so a carne com a farinha mesmo??
Bjs (aqui do Hemisfério Sul)
Vitoria

Ludmila Carvalho disse...

Oi Vitória,
Eu dourei a carne com um pouquinho de azeite de oliva. Você pode usar também uma combinação de azeite e manteiga se preferir. Grande beijo e seja bem-vinda ao blog :-)

Vitoria disse...

Lud
Fiz o ensopado hoje..Ficou super bom!! Nao era bem o dia de fazer porque tá um calor horrivel aqui no Rio (nem parece que estamos no inverno) mas curti muito a receita..Comemos com pao e arrozinho branco (como voce recomendou!!) e ainda botei uns cogumelos de quebra!!!Bjs
Vitoria

zia bianca disse...

Ciao Ludimila,
piacere di conoscerti. Ti ho trovata sul web digitando "ensopado de carne"! Ho mangiato un piatto uguale in Portogallo e mi è piaciuto moltissimo e non sapevo come era stato cucinato. Ho tradotto con google translate la tua ricetta e credo di aver capito utti i passaggi. Mi piacciono molto le tue ricette e mi sono aggiunta ai tuoi seguidores!!!
Se ti fa piacere passa a trovarmi nel mio blog lericettediziabianca.blogspot.com!!!
A presto!
bianca