quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Bottle Shock


O filme é baseado na história real do famoso blind tasting ocorrido em 1976, quando os vinhos da Califórnia foram eleitos os melhores do mundo por especialistas franceses de nariz empinado. Que a Califórnia - e outros integrantes do chamado Novo Mundo - produzem vinhos que rivalizam com os melhores franceses hoje é lugar-comum, mas na época o resultado do tasting deu o que falar.

Infelizmente, o diretor não conseguiu traduzir a interessante história em filme. Mesmo para quem, como eu, está com viagem marcada para a Califórnia para daqui a dois meses e anda respirando vinhos californianos, o filme deixa a desejar. Como acontece com muitos filmes baseados em histórias verídicas, o roteiro terminou simplificando demais as coisas, formatando personagens complexos em simples heróis e vilões. E o trabalho de câmera, embora caprichado, podia ter sido bem mais, hum, apetitoso.

Eu esperava sair da sessão com aquela vontade implacável de tomar um vinho californiano, mas não rolou. Neste quesito, ainda fico com o clássico Sideways, que consegue fazer isso mesmo quando o vinho é apenas o pano de fundo para a história.

Um comentário:

Lu Musa disse...

meu nome é luciana e estou começando um estudo sobre "comida de verdade" no brasil.
adoraria saber a sua opinião sobre o assunto! será que poderia enviar 4 perguntinhas sobre o assunto?
um abraço, luciana
(mendesluciana@hotmail.com)