segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Bolo de azeite de oliva


Vi essa receita na televisão e fiquei salivando, curiosa, até que resolvi testar em casa. Devo avisar de antemão que achei o resultado um pouco decepcionante, considerando os aromas inebriantes que saltaram do azeite, a cor viva e a textura de nuvem da massa, que me fizeram ficar pensando comigo mesma "uau, esse bolo vai ser bom demais" durante todo o processo de preparo. Infelizmente não pude dizer isso em voz alta ao provar o primeiro pedaço. O bolo ficou bonito e extremamente fofinho, mas o sabor foi um pouco difícil de definir - algo entre o doce e o salgado, entre o leve e o gorduroso, enfim, uma coisa não-ruim, mas simplesmente indefinida.

Bolo de azeite de oliva
(Receita ligeiramente adaptada do programa French Food at Home, do Food Network Canada)

- 3/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
- Raspas e suco de um limão
- Raspas de uma laranja (*não usei)
- 1 xícara de farinha de trigo branca
- 5 ovos
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal

Primeira coisa: é imporante usar um azeite de oliva extra-virgem, pela qualidade, mas que não tenha aroma e sabor muito forte, senão o bolo vai ficar definitivamente estranho. Prefira um azeite mais suave e fruity, como dizem por aqui.

Faça todo aquele ritual de aquecer o forno em temperatura média (350°F/180°C) e amanteigar (ou, neste caso, azeitar) uma forma para bolos. Eu sempre forro o fundo das formas com papel manteiga, mesmo as anti-aderentes.


Divida os ovos e bata as gemas com o açúcar na batedeira até obter uma mistura grossa e pálida. Coloque o suco e as raspas de limão e despeje o azeite de oliva. O laguinho amarelo-vivo que se forma na vasilha tem um aroma simplesmente delicioso. Adicione a farinha e misture tudo com uma espátula até incorporar.

Em outra vasilha, bata as claras em neve com a pitada de sal e gentilmente incorpore à massa. Asse por 45 minutos, ou até o palito sair limpo. Se quiser decorar, depois que o bolo estiver frio pincele um pouco mais de azeite por cima e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

O bolo ficou macio como uma nuvem, embora revelasse um pouco de oleosidade ao ser apertado com as mãos. A cor, no entanto, é sensacional - é como cortar uma fatia do sol e ser atingido por um raio amarelo-vivo saindo de seu centro. Infelizmente, a julgar pelas mixed reviews dos críticos - e pelo fato de que o bolo ainda está ali na bancada após alguns dias -, essa receita dificilmente terá uma reprise na cozinha aqui de casa.

2 comentários:

Glau disse...

A carinha do bolo ficou bolo! Será que com um requeijãozinho, não fica melhor?

Bjos e boa semana
Glau

Bracchi disse...

Eu já estava, há algum tempo, curiosa para testar essa receita, então adorei a resenha (mas agora acho que não vou fazer mais não, afinal a fila do bolo anda!).