terça-feira, 17 de junho de 2008

Sorbet de manga

Acho que me converti. Antes eu não era muito chegada aos sorbets e sempre, sempre preferi sorvetes mais cremosos e, hum, ricos (para não dizer gordurosos), mas agora vejo quão genial é a simplicidade de um sorbet: fruta, açúcar ou outro adoçante natural, e água. Só. Isso.

Todo mundo que provou esse sorbet de manga me perguntou quais eram os ingredientes, e todos ficaram de queixo caído com tão simples e diminuta receita. O sabor da fruta não fica mascarado como aconteceu com o sorvete de amoras que eu fiz antes, pelo contrário: a fruta é o centro das atenções. A mistura não leva leite nem creme de leite nem nada gorduroso, e no entanto o sorbet é extremamente cremoso. Uma opção de sobremesa doce e refrescante, um ótimo jeito de aproveitar as frutas da estação e o melhor, você pode comer dois potes sem culpa.

Essa receita foi retirada do livro The Perfect Scoop, do David Lebovitz. O segredo, dizem as más línguas, está na adição de rum, pois o álcool ajuda na cremosidade do sorbet evitando que se formem cristais de gelo. Para essa receita eu usei duas mangas maduras, mas como não eram muito grandes completei com pedaços de manga congelada. Ficou delicioso.


Sorbet de manga
(Receita copiada do livro "The Perfect Scoop", de David Lebovitz)

- 1 quilo de mangas (fresca, se tiver madura, ou congelada)
- 2/3 de xícara (130g) de açúcar
- 2/3 de xícara (160ml) de água
- suco de meio limão (do verde)
- uma colher de chá de rum (ele recomendou o escuro, eu usei o claro)

Se estiver usando mangas frescas, descasque e corte a carne em pedaços. Coloque no liquidificador. Esprema os caroços para tirar o máximo do suco das mangas. Coloque o açúcar, água, suco de limão, rum e bata tudo até virar um suco. Deixe esfriar bastante na geladeira, de preferência de um dia para o outro, e coloque na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Depois coloque num recipiente e leve ao congelador para terminar de gelar. O sorvete pode ser guardado por até duas semanas, mas eu duvido que você consiga fazê-lo durar todo esse tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lud,vc podia fazer sorvete de café.Em Lençois tem um maravilhoso,e acho que é o mesmo processo(c/creme de leite...)só que coloca nescafé,ou poderia ser o café também.O que vc acha?
Bjs.Tati.