quinta-feira, 12 de março de 2009

A Primeira Dama da cozinha

Foto: Reuters

Semana passada, em Washington, Michelle Obama podia ser vista na cozinha de um centro de caridade servindo sopa (de brócolis) e outras comidas saudáveis para a população de baixa renda, enquanto falava dos benefícios de uma alimentação rica em frutas e legumes. Parece que a primeira-dama dos Estados Unidos revolveu tomar para si a campanha pela alimentação saudável e sustentável, uma cobrança que vinha sendo feita ao presidente Obama desde que este tomou posse (e da qual eu já falei aqui).

Embora outras primeiras-damas já tivessem sido adeptas da alimentação orgânica no passado, Michelle Obama é a primeira a colocar o assunto em pauta nacional. E ela já vem fazendo isso desde o primeiro jantar na Casa Branca, quando aproveitou a ocasião para mostrar a cozinha presidencial e falar da importância de se comer alimentos não-industrializados, não-processados, sazonais e localmente produzidos. "Quando você planta uma coisa você mesmo ou consome algo que é fresco e local, na maioria das vezes aquilo vai ter o melhor gosto", disse ela ao New York Times. "Minhas filhas comem mais legumes e verduras se eles são frescos e deliciosos (...) se uma cenoura tem gosto mesmo de cenoura e é incrivelmente doce, elas pensam que estão comendo uma bala" (*).

Os militantes da alimentação orgânica nos Estados Unidos - onde o consumo de comidas industrializadas está diretamente ligado aos altos índices de obesidade, diga-se - estão felizes com a atitude da primeira-dama. "Ela não está apenas dizendo que isto é bom para a família dela, mas que uma alimentação rica em frutas e legumes frescos deve ser uma coisa acessível a todas as comunidades", diz Ruth Reichl, editora da revista Gourmet e uma das pessoas que assinaram uma carta pedindo à Casa Branca para plantar um jardim comestível(**) que sirva de exemplo nacional.

(*)Tradução livre minha. Para ler a matéria original, clique aqui.
(**)Update: O jardim comestível da Casa Branca já está pronto para ser plantado.

Um comentário:

Camila disse...

Cheia de atitude a moça!