quarta-feira, 11 de março de 2009

Frango assado à moda crise financeira

Como dizem que uma vez jornalista, sempre jornalista (dizem? pois deviam), não posso deixar de reparar no tremendo agenda setting proporcionado por essa tal crise financeira, ou seja, a repetição incessante na mídia de matérias de todos os tipos tendo como contexto a crise: como economizar aqui e gastar menos acolá, vá de patins para o trabalho e economize em combustível, faça suas próprias bijuterias em casa e economize dinheiro, tome banho apenas uma vez por semana e economize energia, queime os cartões de crédito e pare de comprar a-go-ra!!!

Tirando essas dicas loucas que eu inventei agora, a verdade é que todos devíamos estar tomando essas medidas há muito tempo, e não só por causa da tal crise. Nas revistas, sites e colunas de culinária, por exemplo, tudo o que se vê são matérias sobre como aproveitar ao máximo ingredientes baratos e investir em refeições recicláveis para evitar desperdício - coisas que toda dona de casa deve saber e fazer independentemente de Wall Street. E daí que eu estava folheando a Gourmet de março, que traz a dica de assar dois frangotes para render quatro refeições para quatro pessoas. E me deu uma vontade louca de fazer frango assado, com crise ou sem crise.

Tudo o que eu usei para o frango da crise foi:

- Um frango orgânico (que não é o mais barato mas entra na conta kármica)
- Um limão amarelo
- Uma cabeça de alho
- Um ramo de manjericão fresco
- Três colheres de sopa de manteiga sem sal
- Sal e pimenta

Debati um pouco (lembrando da Julia e do Jacques) se devia lavar o frango ou não, e resolvi lavar e secar bem com um papel toalha, pois quanto mais seca a pele melhor. No pilão eu espremi metade dos alhos, metade do limão, cortei metade do manjericão e juntei a manteiga e soquei bem até virar uma pasta. Essa pasta eu massageei bem no frango inteiro, por cima e por baixo da pele.

A outra metade do alho, do limão e do manjericão eu enfiei no orifício central do frango, antes de amarrar bem as coxas com um cordão. Coloquei na assadeira, temperei com bastante sal e pimenta do reino e levei ao forno alto (450F) por uma hora e meia. De meia em meia hora eu fui lá com um pincelzinho e pincelei o frango com os sucos que se acumulavam na assadeira, assim ele fica sempre úmido mas com a pele bem dourada e crocante.

Aqui em casa o frango provou ser mesmo bem econômico: comemos eu e Luiz no domingo, ele levou uma coxa e sobrecoxa para o trabalho no dia seguinte e com um peito que sobrou fiz salada de frango e almocei dois dias. E, claro, usei a carcaça para fazer um caldinho que ainda vai render sabe-se lá quantas sopas e risottos.

Um comentário:

Marcia H disse...

num livro de Jamie Oliver tem uma receita bastante parecida. eu já fiz e adorei

sabe q só de pensar que vc faz doutorado em cinema de lingua chinesa fico boquiaberta, pensando em quao grande é o universo acadêmico

parabéns