segunda-feira, 9 de março de 2009

Creme de brócolis

Mais uma receitinha inspirada pela sempre confiável revista Gourmet, este creme de brócolis vinha com a promessa tentadora de transformar em amante incondicional até aquela pessoa que sempre detestou brócolis (e todos nós conhecemos pelo menos uma dessas pessoas, não é mesmo?). Já eu não sei se o prato tem este poder transcendental todo, mas que faz um acompanhamento rápido, fácil e delicioso - sobretudo para os já amantes de brócolis, como eu -, ah isso faz.


Creme de brócolis
(Receita adaptada da revista Gourmet de março 2009)

- 1 bouquet grande de brócolis
- 1 xícara de creme de leite fresco (usei metade creme e metade leite integral)
- 1 dente de alho
- noz moscada, sal e pimenta do reino à gosto
- parmesão ralado

Primeiro corte o brócolis em pedaços menores. Não desperdice o caule: retire as partes mais ásperas com o descascador de legumes e corte o restante em pedacinhos pequenos, pois há muito sabor ali. A receita mandava cozinhar em água fervente, mas eu cozinhei no vapor até ficar macio.

Enquanto isso, leve o creme e o leite para esquentar numa panela média com o dente de alho inteiro, um pouco de noz moscada ralada, sal e pimenta. Quando estiver quase para ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns cinco minutos. Depois retire o dente de alho e junte o brócolis. Amasse com o amassador de batatas até ober a textura de um purê de batatas (*). Termine com queijo parmesão ralado na hora.

(*) Tenho a impressão de que o meu bouquet de brócolis era pequeno, de modo que o creme ficou mais cremoso e menos purê - de qualquer maneira ficou muito bom, mas é bom calcular a quantidade de líquido em função da quantidade de brócoli se o objetivo for obter uma textura mais consistente.

Nenhum comentário: