quinta-feira, 5 de março de 2009

Biscoitos de café com chocolate


Como o leitor ou a leitora já devem ter percebido, não tenho cozinhado com tanta frequência ultimamente. Agora que a tese entrou na reta final e anda exigindo total concentração da minha parte, a cozinha tem sido usada apenas para as refeições fundamentais - e até nessas, pouca coisa nova -, de modo que os doces, bolos, biscoitos e outros supérfluos andam cada vez mais rarefeitos.

Nada me impede, porém, de interromper a tarde de estudos para fazer uns biscoitinhos, especialmente se estes são fáceis, envolvem uma técnica de rolar a massa bagunça free e combinam dois dos meus ingredientes favoritos, café e chocolate. Devo confessar que o sabor do café ficou mais sutil do que eu gostaria, mas a massa amanteigada desses shortbread cookies é simplesmente divina.

Biscoitos de café com chocolate
(Receita adaptada do blog Smitten Kitchen)

Rendimento: 32 biscoitos (*fiz metade da receita)

- 1 colher de sopa de espresso em pó dissolvido em uma colher de sopa de água fervente
- 2 tabletes (250g) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 115g de mini chocolate chips (*usei chocolate meio amargo picado)

Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até a mistura ficar pálida e cremosa. Coloque a baunilha, o café dissolvido e bata mais um pouco. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo com cuidado. Por fim, coloque os chips de chocolate e incorpore com uma espátula. A massa vai ficar bem pegajosa.



Agora vem a técnica revolucionária: pegue um saco ziploc grande e coloque a massa dentro (ou divida em dois ziplocs menores). Sem fechar o saco por completo, coloque-o numa superfície lisa e role a massa com um rolo até ela se espalhar por todo o saco. Depois feche o lacre e coloque na geladeira por no mínimo duas horas.


Quando estiver pronta para assar os biscoitos, é só pegar o ziploc e cortá-lo para retirar a placa de massa de dentro. Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga e corte quadradinhos. Fure com um garfo e leve ao forno pré-aquecido em temperatura média por vinte minutos (é interessante virar os biscoitos no meio do processo). Deixe esfriar bem antes de servir ou guardar.

2 comentários:

Lílian disse...

Que idéia bacana. Bom final de tese pra você.

Tangerina disse...

Adorei a cara destes biscoitos... e a maneira de preparar então... super fácil. Vou fazer com certeza.

Beijinhos,

Carlota