terça-feira, 14 de outubro de 2008

É tempo de abóboras

Não são apenas as árvores que apresentam tons de vermelho e laranja no outono - as abóboras também mostram suas belas cores. Basta dar uma olhada na feira para ver que estamos em plena estação de abóboras, e elas vêm em todas as cores, tamanhos e formatos.

As grandonas servem de decoração para o Halloween.

Essas engraçadinhas são só para enfeitar a mesa.

Mas nem só de decoração vivem as abóboras. A buttercup (primeira), butternut (do meio) e pumpkin (do fundo) são deliciosas assadas, em saladas mornas ou - meu preferido para esta época do ano - em sopas.

Ontem fiz uma sopa de abóbora com batata doce, outro ingrediente bem outonal. Peguei uma abóbora butternut pequena e uma batata doce média, descasquei e cortei tudo em pedaços, temperei com sal, pimenta e azeite e coloquei para assar com três dentes de alho inteiros no forno médio por uns 40 minutos. Depois retirei os alhos da casca e coloquei tudo na panela com 4 xícaras de caldo de galinha. Deixei cozinhar por mais 20 minutos, bati no processador e servi com pão quentinho. Ficou simples e delicioso.

2 comentários:

Vitoria disse...

Lud
Receitoca show de bola!! Acabei de fazer (pois além de ensopados, sou doida por sopas..) e ficou o máximo.. Simples, gostosa demais e além de tudo cabe no bolso de todo de mundo!! E podia estar na mesa de qualquer restaurante estrelado!!
Bjs
Vitoria

Ludmila Carvalho disse...

Obrigada, Vitória! Esse é o melhor elogio que alguém poderia receber... eu também estou apaixonada por essa idéia de assar os legumes antes de fazer a sopa, dá um sabor especial (principalmente o alho). Nham!
Beijos
Lud