segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Biscotti de chocolate


Hum, vontade de fazer biscotti... devo estar curada!

Depois de uma semana inteira sem sentir gosto de nada, com dores na garganta e sem eneregia para cozinhar, a vontade de comer biscotti com café veio como um bom sinal. Essa receita de biscotti de chocolate é bem italiana, no sentido de que produz biscoitos que só servem para serem comidos mergulhados numa boa xícara de café - se comidos puros eles são simplesmente duros demais. A receita original pedia avelãs, que eu adoro mas não tinha em casa e substituí por chips de chocolate branco que tinham sobrado de outro biscoito. Ficou delicioso.


Biscotti de chocolate com chocolate chips
(Receita adaptada do blog Smitten Kitchen)

1 xícara de chocolate chips (ou avelãs, nozes, o que preferir)
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de café em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de colher de chá de fermento (baking powder)
4 ovos orgânicos
1 e 1/3 de xícara de açúcar

1. Esquente o forno em temperatura média (350F). Se estiver usando avelãs ou nozes, você pode tostá-las rapidamente (máximo de dez minutos) para que fiquem mais saborosas. Caso contrário, parta para os ingredientes secos: peneire e misture a farinha, o cacau em pó, o café em pó, o fermento, o bicarbonato e uma pitada de sal.

2. Numa vasilha ou na batedeira, bata os ovos rapidamente. Separe uma colher de sopa dos ovos batidos. Coloque o açúcar e bata mais um pouco. Coloque os ingredientes secos e misture bem até obter uma massa. Atenção: essa receita produz uma massa bem úmida, portanto use bastante farinha para untar e abrir a massa se não quiser se estressar com massa grudada em sua cozinha.

3. Numa superfície BEM enfarinhada, divida a massa em duas partes e abra dois retângulos. Espalhe os chocolate chips (ou as nozes) sobre os retângulos e enrole-os, formando dois "troncos" levemente achatados. Coloque os troncos de massa numa assadeira forrada com papel manteiga, pincele com o ovo batido reservado e leve ao forno por 25 minutos.

4. Retire a massa do forno e deixe esfriar por dez minutos. Corte a massa em fatias diagonais da grossura de um dedo, formando os biscotti. Espalhe os biscotti de volta na assadeira e asse por mais 10 a 15 minutos. Vire os biscotti e asse por mais 10 minutos. Deixe esfriar completamente antes de servir ou guardar.

4 comentários:

Anônimo disse...

PARECEM DELICIOSOS E O MAIS IMPORTANTE É QUE TE DEVOLVERAM A VONTADE DE COMER E DE COZINHAR.... BEIJOS DA MAMI

risonha disse...

sabes uma coisa? essa foto deixou-me cheia de vontade de beber um capuccino e comer um biscotti..
parabéns... é bom ver-te de volta ao activo.

Luciana Macêdo disse...

Estes biscoitos crocantes são ótimos para acompanhar um cafezinho, adorei.
Bjs!

Laurinha disse...

bom saber que os choco chips passarem bem pelas duas fornadas...
adorei a sugestão, já anotei!
Beijinhos