quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Porco assado com mel e alecrim
Eu adoro carne de porco, mas nunca entendi muito bem a insistência que se tem em servir esta carne com molhos adocidados ou à base de frutas. Sim, é uma daquelas combinações de sabores clássicas e deve ter lá sua explicação, mas eu não sou muito fã daqueles porcos recheados com molho de maçã e não sei mais o quê. Acho que fica enjoativo e distrai do sabor da carne, que para mim é um dos melhores que tem.
Tendo dito isso, um dia estava assistindo ao programa French Food at Home, com Laura Calder, no qual ela fez um porco assado no mel e alecrim. Não sei se foi a combinação destes ingredientes que mais atiçou a minha curiosidade ou a imagem da carne já pronta, com aquela crosta crocante e bem caramelizada do mel. Decidi dar uma chance à idéia.
Na receita original ela usava uma mistura de temperos chamada quatre-épices (noz moscada, canela, pimenta e cravo), mas eu decidi simplificar. Peguei uma peça de filé de porco para assados e temperei bem com sal, pimenta e alecrim picado. Nessas horas eu dou uma de Jamie Oliver e espalho os temperos na tábua de cortar e enrolo a carne na tábua até ela "pegar" tudinho. Coloquei a carne numa assadeira forrada com papel alumínio e despejei uma quantidade generosa de mel por cima. O mel forma uma camada transparente e grudenta, protegendo os temperos e a umidade natural da carne. Levei ao forno quente (400F) por 50 minutos - este tempo varia, naturalmente, dependendo do tamanho da carne.
O mel carameliza e faz uma crosta bem gostosa na carne, além de formar um caldinho bem saboroso no fundo da assadeira. Felizmente não ficou doce demais para o meu paladar, mas na medida certa entre o doce e o salgado dos temperos (especialmente o alecrim, indispensável). Servi com arroz branco e as batatas amassadas do post anterior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ludmila essa carne de porco deve ter ficado um delicia !!!adorei !!! Adoro seu blog viu !!! bjs Tia ionca.
Ludmila, você arrasou!! vou fazer por aqui.
boa semana
paula
Postar um comentário