sábado, 20 de setembro de 2008

Molho de tomates frescos


Os tomates que vieram na cesta orgânica desta semana estavam tão maduros que se eu esperasse mais um dia teria que jogá-los fora. Eu não queria comer massa novamente esta semana, mas tive que fazer este sacrifício em nome dos pobres tomates. O que a gente não faz para evitar desperdício, né...

Terminei fazendo um molho puttanesca simples, só que usando tomates frescos ao invés de abrir uma latinha de tomates pelados. Deu mais trabalho, naturalmente, mas o resultado ficou um dos molhos mais frescos que eu já comi. Delicioso.


Para despelar os tomates, faça um "X" no fundo de cada um deles e coloque-os numa panela com água fervente por alguns segundos. Tire os tomates da água (não jogue a água fora, use-a para cozinhar o macarrão) e coloque-os sob a água fria da pia. O choque térmico faz com que a pele deles saia facilmente.


Despele os tomates, retire a parte verde do topo e esprema-os entre seus dedos sobre uma vasilha ou na pia mesmo, para tirar o máximo de líquido e sementes possível. Se ficarem ainda algumas sementinhas, não tem problema. Esprema a polpa que sobrou mais um pouco para quebrá-la em pedaços; esta será a base do molho.


Coloque a massa para ferver. Leve a uma frigideira um dente grande de alho num fio de azeite; quando começar a dourar coloque os tomates, tempere com bastante pimenta e sal. Se quiser, coloque também um pouco de pimenta calabresa (chili flakes). Corte umas azeitonas pretas (usei kalamata) e alcaparras e coloque na panela. Os tomates vão começar a soltar líquido; deixe em fogo médio até que o líquido engrosse e fique com consistência de molho. Enquanto isso, pique folhas de manjericão fresco.

Quando o molho ficar pronto sua massa já deve estar no ponto também. Eu usei espaguete integral, que demora um pouquinho mais para ficar al dente. Coloque o macarrão na frigideira com o molho e mexa bastante. Coloque o manjericão fresco e sirva imediatamente.

Um comentário:

Fabrícia disse...

Também fiz na sexta....tão bom.
Bjs.