domingo, 15 de julho de 2007

Talai Thai

Em dias de preguiça, ou quando bate aquela vontade de variar o cardápio, nosso destino preferido é um restaurante tailandês pertinho aqui de casa. O ambiente é bem simples, a comida maravilhosa, limpa e leve (o que, infelizmente, não é uma constante nos restaurantes orientais), o preço justo, o serviço cordial (a dona até já nos conhece). De quebra, ainda ouvimos umas pérolas do cancioneiro pop tailandês no som.


Pra começar, o melhor rolinho primavera de todos os tempos. Vegetariano, servido com um oleozinho aromatizado de amendoim que é um escândalo.


Os pratos vêm acompanhados por uma incrível salada de manga, pimentão, cebola roxa, folhas de menta e amendoins. Deu pra perceber que a cozinha tai a-do-ra um amendoim, né? E ainda tem mais...


Eu sempre oscilo entre dois pratos: frango com molho agridoce (tão levinho e aromatizado que faz aquela gororoba do chinês passar vergonha) e uma "quase-moqueca" de frango (essa aí da foto). Chamo de quase-moqueca porque o molho leva leite de côco, mas na realidade o gosto é bem diferente, claro. Esse aí leva ainda curry, folhas de manjericão e, claro, amendoim. Uma delícia.

O grande lance da cozinha tailandesa, como da cozinha oriental de um modo geral, é o contraste de sabores. Todo prato tem que ter um elemento salgado, um doce, um picante e um amargo, e dá para sentir todos esses sabores em perfeita harmonia num prato como este. O Talai Thai ainda tem um plus para mim que é a apresentação e a qualidade dos pratos. O prato não vem abarrotado de comida, o corte da carne é a melhor possível, os ingredientes são frescos e tudo vem arrumadinho na medida certa. Já frequentamos este lugar por tempo suficiente para perceber que eles tem um controle de qualidade impecável, e isso é gostoso de saber.

Nenhum comentário: