quarta-feira, 29 de julho de 2009

Meu primeiro peixe (Tilápia meunière)

Pois bem. Quem acompanha este blog sabe que eu venho tentando vencer meus principais preconceitos gastronômicos, pelo menos aqueles mais superficiais (continuo sem comer crustáceos e banana, meus dois piores pavores culinários). Com ajuda do bom senso e inspiração de alguns livros, venho tendo sucesso. Michael Pollan e seu "Dilema do Onívoro", por exemplo, me fizeram gostar de cogumelos.

Agora foi a vez de Julia Child, que virou minha musa depois que eu li "My Life in France", que narra os anos que ela passou na França e durante os quais ela se apaixonou pela arte culinária. O mesmo aconteceu com a Julie Powell, cujo blog-que-virou-livro-que-virou-filme está para se transformar em fenômeno de audiência em algumas semanas. Apesar de não ter lido o livro da Julie (preferi ir direto na fonte), não me admira o fato dela ter encontrado em Julia uma grande fonte de inspiração.

Lendo a descrição da primeira refeição de Julia na França, é impossível não se deixar levar pelas sensações e sentimentos tão bem narrados no livro. Ao aportar em Rouen, capital da Normandia, Paul e Julia sentaram num restaurante simples e comeram uma refeição de ostras frescas, sole meunière, salada verde e queijos franceses. Anos depois, Julia ainda se referia a esta refeição como uma espécie de revelação culinária.

Foi essa descrição, junto com o poder de persuasão do meu marido, que me fizeram tentar reproduzir o sole meunière. Até então, o único peixe que eu encarava sem medo era o salmão, porque não tem aquele gosto de mar que me aterroriza tanto. No entanto, eu fiz algumas alterações na receita original, começando pelo peixe. Troquei o sole (não sei o nome em português, me desculpem) pela tilápia, que estava fresca no mercado, e troquei a salsinha pelo manjericão porque sim.


Para fazer o peixe meunière, você precisa de leite e farinha de trigo para empanar, quatro colheres de sopa de manteiga (esta é uma receita de Julia Child, afinal), sal e pimenta, suco de meio limão amarelo, duas colheres de sopa de alcaparras picadas grosseiramente e um punhado de salsinha ou manjericão picados.

Passe os filés de peixe no leite e depois na farinha, que deve ter sido previamente bem temperada com sal e pimenta do reino. Sacuda para tirar o excesso de farinha e coloque os filés para dourar numa frigideira com uma colher de manteiga e um fio de azeite, por não mais que três minutos de cada lado. Reserva o peixe quando estiver dourado dos dois lados e coloque o restante da manteiga, as alcaparras picadas, o suco de limão e as ervas. Quando a manteiga estiver derretida e dourada, verta sobre os filés de peixe e sirva em seguida.

Devo admitir que qualquer coisa envolta nesse molho de manteiga e alcaparras estaria deliciosa, mas o peixe tinha uma textura especialmente agradável, macio e suculento por dentro e crocante e dourado por fora. Comemos com salada verde, arroz e batatas assadas no forno. "Our first lunch together in France had been absolute perfection. It was the most exciting meal of my life", diz o livro. Agora eu sei porque, Julia.

9 comentários:

mari ferraz disse...

Oiii! Acompanho suas receitas ha um tempo, mas nunca me manifestei. Essa receita me deixou com agua na boca!!
O sole é o nosso linguado.
bjs,
Mari

Anônimo disse...

Veja quanto tempo vc perdeu, sem comer esta delicia....mas, como nunca é tarde p/ se aprender, vc ainda tem muito tempo pela frente para degustar não so este linguado, como outros tipos de peixes.
A foto ficou linda e certamente, o peixe, uma delicia.
Beijos, da sua mami

Lílian disse...

Que legal ! Você irá amar se aventurar com outros peixes. Experimente o robalo.

Camila disse...

Ai, que cara boa!!!! :oPPPP

Joaninha Bacana disse...

Ficou com uma carinha ótima!!! Amo alcaparras, vou experimentar!
Beijos, Angie

Paula Pacheco disse...

Sabe que eu não gostava de bananas e quando casei por causa do meu marido e minha sogra, começei a comer e hoje tem todo dia...que bom vc começou a comer peixe...depois um camarão...

bjs,
Paula

Anônimo disse...

oláá!

gostaria de saber para quantas pessoas este prato rende!

obrigada!

Anônimo disse...

Olá de Portugal! Sole = solha, um peixe achatado relativamente comum na Europa. Tirando as espinhas laterais, só tem mesmo a espinha central e vértebras bem visíveis que não se desprendem da espinha central. O sabor é muito agradável sem ser tão gorduroso nem de sabor exageramente intenso como o salmão; obviamente sendo chato não dá para cortar em postas.

Mariana Carlos disse...

Ai, adorei, vou fazer!
Mas me diz uma coisa, amiga, esse limão amarelo é o que heim? Limão siciliano? Beeeeijos