quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Sopa de feijão branco e folhas verdes


Mais uma receitinha de comida para esquentar até a alma, só que esta tem a vantagem de ser super leve e saudável. O único porém é que demora um pouco, principalmente se você estiver usando feijões secos que precisam ficar de molho de véspera e cozinhar por uma hora e meia. Acredito que esse tempo possa reduzido drasticamente usando feijões em lata bem lavados, mas eu preferi seguir o caminho tradicional. Para as folhas, usei uma couve que por aqui se chama kale, mas pode ser qualquer folha verde escura que fique macia quando cozida. Essa couve derrete na boca e é uma delícia!


Sopa de feijão branco e folhas verdes
(Adaptada do livro Chez Panisse Vegetables de Alice Waters)

1 ½ xícaras de feijão branco (*usei white kidney beans)
2 tomates
1 cebola média
1 cenoura
3 dentes de alho
2 fatias de prosciutto, bacon ou pancetta
6 xícaras de caldo de frango ou legumes
1 ramo de folhas verdes (*usei kale)
Azeite, sal, pimenta à gosto
Duas folhas de louro

1. Se estiver trabalhando com feijões secos, deixe-os de molho em água fria na noite anterior. Se possível, troque a água pelo menos uma vez no dia seguinte.

2. Corte os tomates, cenoura, cebola e alho em pedacinhos. Coloque a cebola, o alho e a cenoura numa panela funda com um fio de azeite. Adicione as folhas de louro e o bacon, deixe cozinhar um pouco. Depois coloque os feijões (descarte a água) e os tomates. Deixe cozinhar alguns minutos.

3. Coloque o caldo, deixe ferver, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por uma hora e quinze minutos (se estiver usando feijões em lata, basta cozinhar por uns quinze minutos, ou até que a cenoura fique macia). Depois de uma hora, coloque o sal e a pimenta. Mexa ocasionalmente.

4. Quando os feijões estiverem al dente, prepare as folhas. Retire a couve do talo, corte em pedaços pequenos, lave se precisar e coloque na panela com os feijões. Deixe cozinhar por mais vinte minutos destampado. Prove e acerte o tempero. Sirva com queijo parmesão ralado na hora.

3 comentários:

baianices disse...

Oi Lud! Essa semana fiz um feijao branco com escarola, greens and beans, que ficou super legal. Fiz com caldinho pra comer com pao, ficou super parecida com a sua.

Mas olha, eu sou muito de fazer minha propria comida e de preferir sempre um negocio mais natural. Mas no quesito feijao nao rola nao, amiga. Feijao demora demais e eu nao tenho tempo. Chegar em casa todo dia do trabalho, fazer uma comidinha gostosa e depois me dedicar aos livros, ta bom demais. Feijao enlatado lavadinho! hehehe.

Carla

Ludmila Carvalho disse...

Oi Carla, o feijão enlatado é uma mão na roda mesmo, desde que seja bem lavadinho. Mas cá entre nós eu sou fã mesmo é da lentilha, que é mais gostosa e cozinha numa fração do tempo do feijão.
Beijos,
Lud

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com