domingo, 8 de fevereiro de 2009

Escalope de porco com molho cremoso de açafrão


A receita original era com carne de vitelo, mas eu adaptei para porco. Na verdade, acho que ficaria bom com qualquer carne, porque a atração principal é mesmo o molho cremoso que, combinado com o açafrão e com os cogumelos, fica diferente e interessante.

Escalopes de porco com molho cremoso de açafrão
(Receita adaptada de Everyday Italian)

- 4 filés de porco batidos até ficarem bem fininhos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 200g de cogumelos fatiados (usei criminis)
- 1 chalota grande ou meia cebola picada
- 3/4 de xícara de vinho branco
- 3/4 de xícara de caldo de galinha
- 3/4 de xícara de creme de leite fresco
- 1/2 xícara de ervilhas congeladas
- uma pitada de açafrão
- farinha suficiente para passar na carne, sal e pimenta à gosto

Os filés de porco são batidos até virarem scaloppini, ou seja, fatias bem fininhas, temperados com sal e pimenta e depois passados na farinha antes de irem para a panela. Numa frigideira grande, derreta metade da manteiga (sempre coloco um pouco de azeite também para evitar que a manteiga queime) e doure a carne. Reserve a carne.

Na mesma panela, coloque o restante da manteiga e doure as chalotas (ou cebola) e cogumelos, aproximadamente oito minutos. Depois coloque o vinho, deixe reduzir um pouco, coloque o caldo, o creme e o açafrão. Deixe o caldo cozinhar e engrossar um pouco, coisa de cinco minutos.

Coloque as fatias de carne de volta na panela, junte as ervilhas, tampe e deixe cozinhar mais uns dez minutos, ou até a carne terminar de cozinhar por completo. Acerte o tempero do molho com mais sal e pimenta se necessário. Sirva com arroz branco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ludmila, adorei a sugestão! Vou experimentar aqui em casa. É tão diferente! Deve ser uma delícia!

Beijo *
Mariana