terça-feira, 26 de junho de 2007

Trufas de chocolate

Amanhã vamos fazer uma mais do que devida visita à nossa amiga Juliana, que teve bebê recentemente. Faz tempo que não a vemos, o que é uma pena pois Ju foi quem nos abrigou aqui quando chegamos e nos ajudou a passar pelas dificuldades de recém-chegados em terra estrangeira. Para presentear a bebê Alicia, compramos um CD com versões infantis de clássicos dos Beatles. Mas eu queria dar um presente mais pessoal, então criei coragem e resolvi fazer umas trufas de chocolate. Fazer trufas é fácil, o difícil é fazer o negócio parecer profissional, o que inclui encontrar uma embalagem bonitinha e à prova de calor.

As trufas nas forminhas

Para fazer as trufas, eu usei 250g de chocolate meio-amargo e 1/2 copo de creme de leite. Derreti os dois juntos em banho-maria, coloquei um pouco de mel e essência de baunilha. A receita original pede uma dose de licor, mas achei melhor deixar fora. Depois, deixei a mistura esfriar e coloquei na geladeira para endurecer (deixei de um dia para o outro, mas umas 2 horas já bastam). Depois enrolei as bolinhas e polvilhei com cacau em pó. Pode-se usar diversas coisas para cobrir as trufas (chocolate branco, castanhas picadinhas, açúcar de confeiteiro), mas eu acho o tradicional cacau em pó mais bonito, apesar de sujar os dedos de quem come. Aliás, li em algum lugar que o cacau em pó era usado para dar à trufa de chocolate uma aparência semelhante à da trufa de verdade (ou seja, era usado para imitar a terra na qual as trufas são encontradas).

Devidamente embaladinhas (menos a "modelo" que logo foi devorada pela cozinheira). Uma graça a caixinha, não?

Espero que as trufas sobrevivam ao transporte amanhã e façam sucesso entre os papais da Alicia. Não sei se competem com chocolates produzidos industrialmente, mas pelo menos foram feitas com muito carinho!

Nenhum comentário: