quarta-feira, 6 de junho de 2007

Oven fries



Batata frita - clássico em versão light

Uma das maiores transformações em minha relação com a comida é que, de uns tempos pra cá, tenho desenvolvido a preocupação de comer bem, comer comida saudável. Não se trata de fazer dieta, porque acredito que o corpo humano se rebela quando privado de certas necessidades, mas de manter uma alimentação balanceada, comer ingredientes de boa qualidade, se possível frescos, sem gorduras adicionadas ou conservantes. Hoje em dia até prefiro o sabor desses alimentos, apesar da má fama que eles geralmente têm - acredito mesmo que se você come algo sabendo que aquilo te faz bem, você come com mais gosto.

Agora, tem certas coisas que é difícil abandonar, né? No meu caso, batata frita encabeça a lista. Abro mão de qualquer fritura (principalmente deep-frying, que abomino), mas uma batatinha frita de vez em quando eu até que me permito - é o meu jeito de recompensar a mim mesma pelo esforço que venho fazendo para comer melhor. Felizmente, existem maneiras de adquirir o mesmo sabor e textura da batata frita sem a parte da fritura propriamente dita - minhas oven-fried potatoes estão aí de prova.

Tudo o que você precisa fazer é cortar as batatas em fatias grossas, com a casca e tudo se a casca for fininha, temperar com bastante sal, pimenta, orégano e alecrim (que aqui se chama romarin ou rosemary), um fiozinho de azeite de oliva de boa qualidade, deitar as fatias numa travessa anti-aderente e levar ao forno médio por 40 minutos. No meio do processo, lembre-se de virar as fatias para dourar dos dois lados. Fica extra-gostoso porque, sabendo que é light, você pode comer ainda mais :-P

Nenhum comentário: