quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Viva os congelados, ou a vida com um bebê

Este não chega a ser um post, já que não há receitas nem pratos novos - meu fogão não me reconhece mais desde a chegada do bebê(*) - mas apenas uma observação, a meu ver, curiosa. Interessante como justo no momento em que você precisa se alimentar melhor isso parece uma tarefa impossível - afinal, amamentar um recém-nascido é um trabalho de responsa e em tempo integral, e comer bem termina ficando atrás de dormir e tomar banho nos poucos minutos livres com uma frequência assustadora. Outra coisa: amamentar dá uma fome do cão, mas cadê a comida? Cadê a disposição para fazer alguma coisa saudável? A tentação de recorrer a uma comida pronta (industrializada) para repor as energias é grande. Fazer o que?

Descobri que existe uma razão de ser para o marasmo das últimas semanas de gravidez (além, é claro, de poupar energias para o furacãozinho que virá a seguir), quando não se pode mais dirigir, o peso da barriga não permite mais ficar andando por aí e todas as coisas do bebê já estão arrumadas. Cozinhe! Faça muitos pratos saudáveis e ricos em energia que podem ser congelados e torne-se a melhor amiga do seu freezer e microondas, pois eles serão sua salvação nas semanas pós nascimento.

Eu fiz e congelei muita lasanha, sopa de lentilha, sopa de tomate, frango a parmegiana, massa com couve-flor e queijo, feijão. Já estamos chegando ao final do estoque. Gostaria de ter feito uns biscoitos e coisas para lanche, mas não me preparei o suficiente. Ah, além disso, vale também contar com a ajuda de amigos e familiares para fazer as compras, trazer umas quentinhas e preparar um lanche gostoso. Ter sempre um bolinho caseiro e frutas cortadas à mão ajuda a resistir à tentação das comidas prontas.

(*)Para aqueles que pediram notícias, Marcel nasceu no dia 14 de setembro, muito saudável e pequenino como a mãe. Está mamando tanto que daqui a pouco não será mais tão pequeno!

5 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Ohhhh, que pezinhos fofuchos!!! Parabéns ao novo integrante da família :-)
Beijos, Angie

Anônimo disse...

Oi, Ludmila,
já tinha pedido notícias de sua família a Ronei. Que bom que o pequeno já está entre vocês, e todo gracioso. Vai renovar a vida, a cozinha, o amor, tudo!
beijos, saúde e muitas felicidades pra vocês três,
Lia.

Deborah disse...

Parabéns, Lud!
Que esse bebê traga muita felicidade para vc e seu marido!!!!
Adorei a dica de congelar umas comidinhas saudáveis para depois do nascimento. Estive mesmo pensando em fazer isso para a chegada do meu baby no ano q vem... Pena q o me freezer é tão pequenino! Acho q o meu estoque será bem pequeno!
Bjs

Alice Vargas disse...

oi ludmila, tudo bom? quanto tempo! curti seu blog! virei fã, ate mesmo pelos encontros: também gosto de fazer essas experimentacoes gastronomicas e to com um filhote de 10 meses! Dica: tenha em casa castanha, passas e geleias para dar força pra amamentar! bjs, a.

Alice Vargas

Lilian disse...

Que legal, Ludmila. Parabéns. Fazia tempo que não vinha aqui. Tudo de bom na vida de mamãe. Lilian