terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Legumes com hummus caseiro

Tudo começou com a idéia de fazer uma bela salada niçoise, aquela cujos ingredientes vem separadinhos no prato para que cada um faça a composição que quiser. Foi só ao abrir a geladeira que me dei conta de que não tinha à mão os ingredientes típicos de Nice - havia ovos e vagens, mas não tomates ou azeitonas, muito menos batatas e atum.

Eu, no entanto, estava decidida a continuar com a idéia da salada, mesmo que fosse apenas isso, uma idéia. Peguei couve-flor e cozinhei no vapor junto com as vagens até que ficassem al dente. Cortei um pedaço de pimentão vermelho em tirinhas. Cozinhei um ovo por exatos oito minutos (o número mágico do Jaques Pepin para cozinhar ovos sem que eles fiquem moles demais ou duros demais, com aquela camada cinza ao redor da gema). Depois arrumei tudo num prato.


E, já que estava saindo do tema francês, porque não pegar um desvio para o oriente médio e preparar um molho árabe para comer com os legumes? Foi assim que decidi finalmente abrir a latinha de tahine que estava há meses na despensa e preparar um hummus básico - que, por sinal, é tão fácil e gostoso que me fez arrepender-me de todas as vezes em que comprei este molho pronto.


Para fazer o hummus, eu usei uma lata de grão de bico (esta é uma das poucas vezes em que o produto enlatado é melhor do que o fresco, já que ele perdeu mesmo a textura e o que queremos é uma pasta macia), um dente de alho, suco de um limão, 1/3 de xícara de tahine (pasta de semente de gergelim tostada), sal, pimenta do reino e azeite de oliva à gosto. Bati tudo no processador até virar uma pasta homogênea e fui acrescentando água até ficar na consistência desejada. Rendeu umas duas xícaras.


Eu comi o meu hummus junto com os legumes, mas ele fica ótimo também com pão pita, claro, e outras comidinhas do oriente médio.

2 comentários:

Sabrina Romano disse...

Ficou lindo!!! Já estou até vendo: babaganuch, molho tarator e tantos outros; o tahine não vai mais parar no armário! Adoro o seu blog! Bjs

Talita disse...

Amei as cores dos legumes! Que fotos lindas! Nunca provei hummus, acredita?!