sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Crostini de figos com gorgonzola


Dia desses estava à procura de uma entradinha fácil e rápida para um jantar especial e, como estava sem os meus livros de culinária à mão (ainda encaixotados na época), resolvi inventar umas torradinhas doce-salgadas misturando geléia de figos com queijo gorgonzola. O resultado ficou tão gostoso que já repeti a receita pelo menos duas vezes aqui em casa.

Tudo o que fiz foi pegar uma baguete, cortá-la em torradas e assar no forno até que ficassem douradas. Depois espalhei uma camada generosa de geléia de figos (gosto daquela marca inglesa da tampinha xadrez, que por sinal aparece no filme novo de Almodóvar) e coloquei por cima fatias de gorgonzola (dica: coloque o queijo no congelador uns 15 minutos antes para conseguir fatias uniformes e que não derretam imediatamente ao cortar).

O pulo do gato está no tempero final, desavergonhadamente inspirado numa entrada que comi na pizzaria do Mario Batali: lá eles servem uma mistura de azeite trufado com mel e pimenta para acompanhar a degustação de queijos. Eu usei um azeite de oliva com infusão de cogumelos porcini, mel orgânico e bastante pimenta do reino. Ficou muito bom. Aliás, essa mistura do doce com salgado combina muito bem com diversos tipos de queijo.

2 comentários:

Unknown disse...

Com certeza ficou ótimo! Adoro a combinação! Bjs!

Joaninha Bacana disse...

Oi Ludmila,
Deu água na boca, vou experimentar também! Adoro geléia de figos com queijos :-)
A propósito, a Bonne Maman é uma marca francesa (tem um artigo interessante aqui http://www.dissertationsgratuites.fr/dissertations/Tout-Connaitre-Sur-Bonne-Maman/7655.html ), mas com representacoes em diversos países, e famosa por suas geléias nao terem conservantes e afins. Eu adoro as geléias deles (aqui na Alemanha também tem), e utilizo os potinhos com a tampinha xadrez para guardar temperos a granel depois de vazios :-)
Beijos, e Feliz 2010!
Angie