terça-feira, 18 de agosto de 2009

Julie & Julia: enfim, o filme

Foto montagem: abc.com

Acho que todos os foodies do universo estavam - ou ainda estão, dependendo do hemisfério em que se encontrem - esperando pelo lançamento do filme Julie & Julia com a mesma ansiedade que eu. E, claro, todos ficarão igualmente tentados a escrever sobre o filme porque, bem, o filme é muito bom, e não só pelas cenas envolvendo comida.

Primeiro, acredito que todos os blogueiros irão se identificar em algum momento com os percalços sofridos pela Julie Powell no decorrer do seu projeto de reproduzir todas as receitas da bíblia Mastering the Art of French Cooking, co-escrito por Julia Child. As cenas da moça preparando pratos sofisticados em sua micro cozinha novaiorquina são impagáveis - e prova de que não é preciso mais do que uma boa panela e muita força de vontade para cozinhar maravilhas.

Além disso, a história de Julie e sua salvação culinária rendeu um bom enredo de comédia romântica, com direito às previsíveis reviravoltas do gênero - que, diga-se de passagem, não sei se estavam no livro original pois este eu não li, uma vez que não queria nenhuma influência externa na minha própria relação imaginária com a Julia (ciumenta, eu? imagina).

Então, como era de se esperar, para mim o que fez o filme brilhar mesmo foi a história de Julia e seus anos vividos na França, que são narrados paralelamente ao enredo de Julie nos tempos modernos. Fiquei muito contente ao constatar que a história paralela ganhou tanto destaque no filme quanto a principal, pois para mim ela é a mais interessante. Eu já cansei de falar por aqui sobre Julia Child e o livro de memórias dela, My Life in France, no qual o filme também foi baseado. O engraçado é que eu me emocionei no filme nas mesmíssimas partes que me fizeram chorar no livro, como se estivesse vendo uma encenação dos eventos que antes só existiam na minha imaginação.

Meryl Streep faz uma interpretação tão boa que a partir de agora duas imagens me virão à cabeça quando eu pensar em Julia Child: a dela e a da Julia de verdade nos programas de TV. O filme faz uma belíssima homenagem à uma mulher de personalidade fascinante, tanto na perseverança de sua carreira como na bela história de amor com o marido. Tenho certeza que aqueles que não a conheciam irão se apaixonar à primeira vista, e a eles fica a dica dos livros - aliás, já ando lendo notícias de que as vendas do Mastering the Art of French Cooking estão disparando, o que me deixa muito feliz.

10 comentários:

Moacyr disse...

Odorei o seu blog. E vi que voce ja esteve aqui em Hong Kong tambem!!!Abraco, Moacyr.

Paula Pacheco disse...

Adoro filmes que tenham comida como referência de algum enredo...vou ficar de olho, valeu pela dica
bjs
Paula

Laranja com Canela disse...

Olá,

vivo em Portugal e estou ansiosa que o filme chegue às nossas salas de cinema. Li o livro de Julie Powell e, agora estou a ler o que referes de Julia Child sobre os anos que viveu em França e estou a adorar.

Beijinhos,

raquel disse...

Nossa! Eu pensei que era a "única criatura do mundo capaz de chorar com um livro de culinária", como diz meu marido. É, pra ele é apenas "um livro de culinária" mas pra mim... Bom, foi A EXPERIÊNCIA! Simplesmente maravilhosa, emocionante, como há muito não tinha através de um livro. É que...que.. não sou muito dada a leitura. Ponto,falei! Disse uma vez aqui que estava lendo o Dilema do Onívoro, mas não conclui, deixei pra depois e até hoje...
O fato é que a Julia Child mexeu com minha cabeça assim como a balzaqueana Julie Powell. Acho que toda mulher se vê um pouco nas duas. E como Julia Child cursou cordon bleu aos 37, digo uma coisa: a esperança é última que morre!!
bjo

raquel disse...

ah!aqui no Brasil, o filme deverá estrear em Outubro!

pink disse...

HI:nice to meet you!

Thanks to friends all over the world to Taiwan to help the flood of support and also wishes everyone peace and happiness!

Food:
chocolate,彌月蛋糕,乳酪蛋糕
巧克力,蛋糕,中秋禮盒

Accommodation:
MOTEL,汽車旅館,台中汽車旅館

Clothing:
日系服飾,服飾批發,流行服飾

Housing:
法拍屋,法拍屋,法拍

Automotive:
大樓隔熱紙,汽車隔熱紙,隔熱紙

Health:
保健食品,樟芝,納豆

Marriage:
外籍新娘,大陸新娘,越南新娘
外籍新娘,大陸新娘,中國新娘

pet:
柴犬,哈士奇

Kitchenware:
室內設計,室內設計作品,歐化廚具,廚具
系統櫃,系統傢俱,傢俱,裝潢,廚具工廠

cleaning:
清潔公司,seo

yoga:
瑜珈,瑜珈教室,瑜珈補習班
瑜珈教學,瑜珈教室,高雄瑜珈

travel:
墾丁旅遊網,墾丁旅遊,高雄縣旅遊,高雄縣旅遊
阿里山旅遊,高雄旅遊,日月潭旅遊

Anônimo disse...

:( abandonou!!!

Anônimo disse...

Incredible job! The content given was extremely helpful. I hope you maintain the excellent job succesfully done.
locksmith aurora
Locksmith Nashville
South San Francisco locksmith
Locksmith Palo Alto CA
Palo Alto locksmith
Locksmith Palo Alto
Palo Alto locksmith
Locksmith Palo Alto CA
Locksmith North Chicago
North Chicago Locksmith
North Chicago Locksmith
Locksmith North Chicago
Locksmith North Chicago
Locksmith North Chicago IL
Locksmith North Chicago
Locksmith North Chicago IL
Locksmith North Chicago
Locksmith North Chicago IL
Locksmith North Chicago
Locksmith North Chicago
Locksmith North Chicago
North Chicago Locksmith
locksmith plano texas
locksmith pembroke pines fl
miami beach fl locksmith
locksmith plano texas
miami beach fl locksmith
miami beach fl locksmith
miami beach fl locksmith
miami beach locksmiths
locksmith pembroke pines fl

luck disse...

Importantly make sure the Nike Air Max are very good vibrates resistancewe.Nike Air Griffey Max 1 with Nike shoe sole for traction technology and physical mobility Nike Free technology.TheNike Air Max 1 is a beautiful ship and very flawless.The shoes Nike Air Max 180 hovercraft significantly in the heel which is visible side of the base on most models.the design using cotton lining inspired Leahter feet. There are more and more popular, the success is to make materials and design feature styles. Nike Air Max 2009 is worth buying, rushed to use the time for direct purchase, brings great joy to you.

Anônimo disse...

agendas
calendarios personalizados
calendarios 2012
agendas 2012
Hydroxycut
calendarios
Nitro Tech
dipticos
buzoneo
casa lola
mailing
flyers
folletos
imprenta online
impresion
tripticos
hoteles en el pais vasco
Animal Cuts
centro especial de empleo
NO Xplode
imprenta