segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Comilanças em São Paulo, parte 2 - Carlota

Update: Este post é dedicado à Fabrícia e Mohamed, nossos companheiros de restaurantes e descobertas gastronômicas. Lembramos demais de vocês quando estivemos lá, desejando que estivéssemos todos juntos. Saudades!


Tais como religiosos fazem peregrinações de tempos em tempos para a cidade prometida, nós - peregrinos esfomeados e, agora, desempregados - decidimos aproveitar cada ida a São Paulo para conhecer um, e apenas um, de seus restaurantes mais comentados (e caros). O escolhido para estrear a saga foi o Carlota, da chef Carla Pernambuco, do qual já tinha ouvido falar mil maravilhas das mais diversas fontes.


De cara eu já gostei demais do ambiente aberto e arejado, com ares de casa de campo, paredes brancas, muitas plantas e objetos de decoração que remetem, muito provavelmente, às viagens que a chef já fez e das quais trouxe inspiração para sua cozinha. Aproveitei que fomos durante o dia e não parei de disparar a câmera para todos os lados.




O cardápio era tão eclético quanto a decoração do lugar, com misturas de ingredientes e nomes franceses, brasileiros e asiáticos. Eu comi um magret de pato defumado com risotto de cogumelos selvagens que estava simplesmente maravilhoso (e muito bem servido, um magret inteiro para uma pessoa chega a ser um exagero). O prato do Luiz era ainda mais delicioso: carne de vitelo marinada e cozida durante horas, depois desfiada e montada sobre um bolinho de batatas, ambos ilhados por um molho à base de vinho que me deixou instigada a tarde inteira.




De sobremesa, pedimos o petit gateau de doce de leite, uma interpretação mais do que bem-vinda de um clássico que já estava implorando para ser repensado. Só o sorvete que acho que não era feito lá mesmo, e se for, podia ter mais sabor de baunilha.


Além da comida e do ambiente acolhedor, devo dizer que o serviço também mereceu estrelinhas em nossos cadernidos de notas, completando uma experiência bem agradável. Para mim não tem nada melhor do que entrar num restaurante no qual você consegue captar na hora qual é a intenção e o espírito do(a) chef por trás de tudo aquilo, e o Carlota certamente é um desses lugares. Nem preciso dizer que voltei para casa com um exemplar do livro de receitas da Carla Pernambuco, e doida para colocar algumas em prática.

Serviço: Carlota (www.carlota.com.br)
Rua Sergipe, 753 - Higienópolis, São Paulo.
11.3661.8670

3 comentários:

Carol disse...

Eu adooooro o Carlota..e por eu não ser tão alta renda assim.. rs.. é o tipo de lugar que eu vou a cada alguns meses!!! rs..
Mas o petit gateau de lá é muito bom mesmo!!!
Bjos

Eduardo Luz disse...

Lud, pelo visto deu pra aproveitar tanto o Carlota como o Mestiço.
Uma pena que vocês não experimentaram o suflê de goiabada com catupiry, uma das marcas registradas da Carla.
De qualquer forma, me deu uma vontade danada de voltar ao Carlota.
Abs.

Paula Pacheco disse...

Conheço o Carlota apenas pelo site, hoje mesmo abrimos o link do Carlota e agora vejo seu comentario, o cardapio bem eclético cono eu gosto, falta um dia ir até Sampa e exerimentar tudo isso de perto, ótima dica
bjs
Paula