quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mudanças, muitas mudanças

Nunca fiquei tanto tempo sem postar neste blog, e isto vinha me deixando cada dia mais nervosa. Não, eu não abandonei este espaço, não perdi a inspiração nem fui misteriosamente tragada pelo ciberespaço. Eu estava mesmo era esperando um momento de paz para refletir sobre as - grandes - mudanças das últimas semanas mas, como diz o ditado, não há melhor momento que o presente.

No último mês, concluí o doutorado que foi o motivo da minha ida a Montreal e, como estava previsto, também concluí meus quatro anos de vida por lá e retornei ao Brasil. Neste momento estou escrevendo da minha cozinha em Salvador que, apesar de velha conhecida, está com um ar de nova e diferente. É que quando eu saí dela mal sabia cozinhar um arroz, e agora tudo mudou. Eu mesma já sou outra pessoa.

Nos quatro anos que passei em Montreal eu não só aprendi a cozinhar (alguns diriam que desenvolvi uma leve obsessão) como também descobri inúmeros ingredientes e culinárias mundiais, as quais trouxe comigo junto com dez caixas de livros, louças e apetrechos que - até hoje não sei como - dei um jeito de arrumar no diminuto espaço do meu apartamento.

Ainda não cozinhei nada por aqui, mas aos poucos as coisas vão se arrumando para o recomeço: fogão, geladeira, lava-louças que era o sonho do marido... Vou continuar com o blog, mas certamente terei que pensar em algumas mudanças que reflitam esta nova fase da minha vida. Ou seja, aguardem as novidades!

9 comentários:

Lílian disse...

Bem-vinda!
Depois conta se lava-louça vale a pena. O marido também sonha...

brisa disse...

Sucesso! Nem consigo me colocar na sua posicao, estando fora ha tantos anos. Pior pra mim: nunca me vih "voltando".

E quatro anos, deve ser um (leve?) choque cultural? nem sei.

Assim, Parabens pelo doutorado, forca e sucesso nessa fase nova. :)

Abs

Deborah disse...

Boa sorte na nova fase!!!
Mudancas sao sempre boas... mesmo que seja para algo conhecido. Nao sera o mesmo, pois assim como vc, provavelmente Salvador e o resto q a cerca tb mudaram!
Felicidades!!!

Katy disse...

Parabéns pelo doutorado e muito sucesso no retorno!
Talvez demore um tantinho pra processar o choque Montreal X Salvador, mas estar com os nossos é muito bom e a experiência de vida em outro país sempre vale a pena e faz toda diferença.
Muita calma e paciência serão muito necessárias na re-adaptação à realidade...
Também moro em Salvador. Quem sabe um dia nos encontramos por aí?
Felicidades!

kpnunes@oi.com.br

Carol disse...

Lud!!
welcome back!!
Imagino como vc deva estar se sentindo, foi assim comigo qndo voltei do EUA, até hoje sinto falta, ainda mais das coisas de cozinha, lá fora tem tantos ingredientes que faltam aqui...
Boa sorte na nova fase, na nova/velha cozinha...
bjos

Anônimo disse...

Ludmila, acho que nao sabia, ou nao me lembrava que voce era de Salvador. Eu tambem sou baiana, e acho que vivendo nessa regiao o choque da volta deve ser ainda maior, por conta das diferencas culturais.
Espero que sua volta seja serena. Fim do ano estarei ai, oh saudade.
Beijos e bom retorno.

Anônimo disse...

FILHA : vc nem imagina como estou feliz com a sua volta. Confesso que estou sentindo um paz enorme, não so por ter vcs perto de mim, como a sensação de segurança que vc me passa.Foi muito dificil ficar tanto tempo sem vc aqui,mas os 4 longos anos se passaram e agora, tenho vc aqui perto de mim e do meu coração.
TE AMO MUITO .
BEIJOS DA SUA MAE, QUE TE AMA E TE ADMIRA.

Unknown disse...

Ludmila,
Eu acompanho sempre o seu blog, desde que mudei para Montreal.
Te desejo sorte na nova fase...e estou ansiosa aguardando novas mudanças.
Adoro seu blog
Paula

Anônimo disse...

Ludmila,
desejo-vos tudo de bom neste novo recomeço.
Beijinhos.
Susana B.