sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bolo de mirtilo (blueberry)


Antes que todos - inclusive eu - pensem que abandonei o blog de uma vez por todas, tenho que postar essa receita de bolo delicioso e muito fácil de fazer. Eu não tenho tido tempo nem energia para cozinhar nada fora do trivial ultimamente, mas quando vi esta receita na Gourmet deste mês tive que sair correndo comprar frutinhas e pensando, Ei, até uma estudante de doutorado enlouquecida para entregar a tese em tempo tem que comer...

A receita original leva framboesas, mas a autora foi enfática ao dizer que é possível substituir por qualquer frutinha vermelha que estiver fresca na feira. Eu fui de mirtilos, ou blueberries. A massa leva buttermilk (leite de manteiga), que é uma espécie de leite azedo que sobra do processo de fabricação da manteiga. Ele não tem gordura e deixa o bolo parecendo uma nuvem de tão macio. A Fer publicou algumas substituições para o buttermilk se você não tem acesso a ele.


Bolo de frutinhas e buttermilk
(Receita adaptada da revista Gourmet de Junho/2008)

- 1 xícara de farinha branca
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato
- Uma pitada de sal
- 1/2 tablete de manteiga (aprox. 62g) sem sal e em temperatura ambiente
- 2/3 de xícara de açúcar mais uma colher de sopa (separados)
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de buttermilk (mexa bem a embalagem antes de abrir, pois ele pode estar separado)
- 1 ovo orgânico grande
- 1 xícara de framboesas ou outra frutinha vermelha fresca

Pré- aqueça o forno em temperatura média-alta (400F/200C). Unte e enfarinhe uma assadeira e reserve. Numa vasilhe, junte a farinha, bicarbonato, fermento e sal. Na batedeira, bata a manteiga com os 2/3 de xícara de açúcar até virar um creme pálido. Acrescente a baunilha e o ovo e bata mais um pouco.

Acrescente a farinha e o buttermilk alternadamente e aos poucos, mexendo só até que tudo esteja bem homogêneo. Coloque a massa na forma e espalhe as frutinhas por cima. Salpique a colher de sopa de açúcar por cima das frutinhas e leve ao forno por 30-35 minutos, até o palito sair limpo. Deixe esfriar antes de retirar da forma.

5 comentários:

Bruna Ribeiro disse...

Olá!
Fiz a sua beterraba assada. Menina, e não é que é bom demais?! Fora que não dá trabalho nenhum, neh?! Valeu a dica.
Agora, esse bolo certamente é uma delícia. Uma vez fiz um parecido, mas coloquei pouquíssimos mirtilos, pois era a primeira vez que cozinhava com eles e não tinha certeza do resultado... Eles parecem bem comuns no hemisfério norte, já aqui no Brasil, pelo menos onde moro, são muito caros, o que acaba desanimando =/
Mas mês que vem faço uma estripuliazinha, hehehe
Até mais!

Anônimo disse...

Olá!

Me chamo Fernanda, moro em Belo Horizonte e visito seu blog há algum tempo. Já até incorporei algumas receitas no meu dia-a-dia! As receitas salgadas são minhas preferidas, mais confesso que fiquei com vontade de provar esse bolinho de mirtilo tão simpático! Minha dúvida é quanto ao buttermilk "caseiro". Depois que o leite qualha, utilizamos todo o líquido (soro e a parte sólida) ou utiliza-se somente o soro?

Abraço e parabéns pelo blog!

Ludmila Carvalho disse...

Boa pergunta, Fernanda!
Como eu nunca fiz o buttermilk em casa não tenho certeza absoluta, mas acho que é para utilizar as duas partes (soro e parte sólida), desde que bem misturadas. Digo isso porque até o buttermilk industrializado vem talhado às vezes, e eu simplesmente misturo tudo bem misturado com um batedor de arame antes de usar.
Grande abraço e obrigada pela mensagem
Lud

Ludmila Carvalho disse...

Olá Bruna, obrigada pela mensagem. Lembre-se de que os mirtilos podem ser substituídos por outra frutinha qualquer. Se você encontrar cerejas ou framboesas mais em conta do que os mirtilos na feira, aproveite!

Anônimo disse...

Por favor aonde comprar Extrato de mirtilo em Belo Horizonte