segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sorvete de maple syrup

Atualmente estamos nos afogando em maple syrup, o xarope feito da árvore de bordo símbolo do Canadá. Dizem que a safra deste ano foi a melhor dos últimos tempos, então resolvi aproveitar para desencavar a máquina de sorvete das profundezas do congelador com um sorvete de maple.

O Canadá produz sozinho mais de 80% do maple syrup consumido no mundo, mas imagino que no Brasil seja mais difícil de encontrar. Eu achei que este sorvete fica perfeito se servido como acompanhamento para alguma coisa, como uma torta de maçã ou fatias de abacaxi grelhadas.


Sorvete de maple syrup

- 3/4 de xícara de maple syrup pura (quanto mais escura melhor)
- 1 xícara de leite integral
- 2 xícaras de crème de leite fresco
- uma pitada de sal
- 4 gemas de ovo

1. Numa panela média, coloque o maple syrup e deixe esquentar em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e coloque o leite, o creme de leite e uma pitada de sal. Cozinhe até começar a ferver, aproximadamente cinco minutos. Retire do fogo.

2. Numa vasilha, bata as gemas com um fouet até o amarelo começar a ficar mais pálido. Lentamente, coloque um pouco da mistura quente de leite na vasilha com as gemas, batendo vigorosamente. Adicione a mistura quente aos poucos, mexendo sempre, e depois volte tudo à panela.

3. Cozinhe a mistura em fogo baixo até começar a engrossar. O ponto sugerido é quando a mistura cobrir a colher de pau sem pingar (isso acontece quando o creme atinge uma temperatura de 170°F). Tenha cuidado para não ferver.

4. Passe por uma peneira (para evitar algum caroço) e coloque numa vasilha. Leve à geladeira por algumas horas ou de um dia para outro. Coloque na máquina de sorvete seguindo as instruções do fabricante.

5 comentários:

Núbia Gomes disse...

Olá. Aqui em Brasília já vi um vidrinho de maple syrup no Carrefour Bairro. Fiquei meio desconfiada. Será que é de verdade mesmo? Em compensação, a embaxatriz do Canadá traz maple syrup daí e entrega para uma chocolatier fazer bombons aqui:R$1,90 cada um. Esse , sim deve ser de verdade. Queria fazer uma pergunta: aí no Canadá as panelas Le Creuset são muito caras? Aqui está um absurdo. Uma pequenininha tá quase R$400,00! Será que é a alta do dólar?
Obrigada!
Adoro seu blog, viu?

Ludmila Carvalho disse...

Oi Núbia, aqui no Canadá as Le Creuset são bastante caras também, acho inclusive que o preço regula com o daí. A diferença é que aqui e nos Estados Unidos temos a sorte de alguns outlets que vendem bem mais barato. As minhas eu comprei com um desconto fenomenal só porque a cor (verde escuro) havia sido descontinuada - mas quem ia ligar para isso, não é mesmo?!?
Quanto à maple syrup, da próxima vez que encontrar no mercado tente ver se é feito no Canadá, se for há grandes chances de ser 100% verdadeira.
Beijos e obrigada pela visita,
Lud

Camila disse...

Huuuuuuuuuuuuuuuuummmmm... Dia 12 de maio chego aí pra tomar esse sorvete que parece tãããoooo gostoso!

Beijinho!

PS: Lud, casaquinhos básicos de Salvador servem pro fim de primavera?

Eduardo Luz disse...

Grande idéia. Vou usar o meu ( que está escuraço!) pra fazer o tal sorvete.

Abs.

Titi disse...

Adoro seu blog, sempre venho apreciar as fotos, as receitas, as histórias, e fazer um tour mesmo que distante pelo Canadá!!!
Parabéns