quinta-feira, 30 de abril de 2009

Berinjela cozida com mel e temperos

Outro dia no mercado me deparei com uma bandeja cheia dessas mini berinjelas japonesas:

E já sabia exatamete o que fazer com estas belezuras, pois há tempos vinha guardando uma receita do Traveler's Lunchbox de berinjelas cozidas num molho de inspiração marroquino. As berinjelas cozinham até ficarem extremamente macias e caramelizadas, e o molho de mel e especiarias é doce e picante ao mesmo tempo.

É perfeitamente possível fazer a receita com berinjelas comuns cortadas em fatias, mas depois de ver as fotos no post original eu coloquei na cabeça que só serviria com as berinjelas pequeninas, de preferência com o cabinho servindo para você pegar com as mãos e servir como finger food. Ficaram realmente deliciosas.


Berinjela cozida com mel e temperos
(Receita do blog Traveler's Lunchbox)

- 750g de berinjelas japonesas cortadas ao meio, ou duas berinjelas médias cortadas em fatias
- 5 colheres de sopa de mel
- suco de um limão amarelo
- 1 colher de sopa de alho picado (três dentes grandes)
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 colher de chá de cominho
- 1 colher de chá de harissa ou pimenta cayenne
- sal, pimenta e azeite de oliva a gosto
- cilantro ou salsinha para servir

1. Corte as berinjelas ao meio e coloque-as numa assadeira, com o lado cortado para cima. Espalhe sal generosamente por cima e deixe-as descansar por meia hora. Com uma toalha de papel, remova o excesso de umidade que se acumulará.

2. Esquente uma frigideira grande e pesada. Pincele cada berinjela com azeite de oliva e coloque-as para dourar com o lado cortado para baixo. Se for preciso, trabalhe em etapas até que todos os pedaços estejam dourados. Reserve.

3. Numa vasilha, combine o mel com o suco de limão e um pouco (2/3 de xícara) de água morna só para ajudar a dissolver o mel.

4. Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e doure o alho com o gengibre (você provavelmente terá que diminuir o fogo para evitar que o alho queime). Depois acrescente a pimenta e o cominho e, por fim, a água com o mel e o limão. Deixe ferver e coloque as berinjelas de volta, cobrindo-as com o líquido.

5. Deixe cozinhar em fogo médio até que as berinjelas estejam bem macias, quase se desfazendo, e o líquido quase completamente evaporado. Se o líquido evaporar antes, coloque um pouco mais de água. A receita original diz que este processo leva dez minutos, mas para mim levou bem mais de meia hora. Teste o tempero, coloque sal e sirva em temperatura ambiente.

3 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Nhac-nhac-nhac: adoro mel, adoro cominho, e fiquei doida para experimentar essa receita :o))) Vou fazer que nem você, esperar até achar as baby-beringelas primeiro :oD
Beijos, e bom final de semana!
Angie

Unknown disse...

Que delicia! Já mandei a receita para a minha prima. Acho que ela vai amar...

Unknown disse...

Já fiz esta receita um monte de vez e amei. Sempre compro berinjela pensando nesta receita... Amooo