sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Spaghetti squash


O outono aqui é evidente pelas folhas que amarelam nas árvores, mas também pelo aparecimento das inúmeras variações de abóbora na feira. Saem os tomates, morangos e abobrinhas do verão, entram as butternut squash, courges de todas as cores e tamanhos, e um dos meus favoritos, o spaghetti squash, ou abóbora espaguete. Ele tem este nome pois sua carne, uma vez cozida, desmancha-se em fios que lembram macarrão. Embora não tenha o mesmo gosto e a consistência seja um pouco mais al dente, é um substituto excelente para massa numa refeição mais leve.

Eu fiz meu spaghetti squash com molho bolonhesa e pão de alho. Para o molho bolonhesa, refoguei cebola, alho e duas cenouras raladas, depois juntei a carne moída, extrato de tomate, tomates pelados, manjericão fresco, louro, orégano seco, sal e pimenta. Para o pão de alho, amassei um dentão de alho e misturei com salsinha e margarina não-hidrogenada. Espalhei no pão ciabatta e assei no forno até o cheiro invadir toda a casa.

O spaghetti squash parece um melão. Corte no meio, retire as sementes e coloque com o corte para baixo numa assadeira forrada com papel alumínio. Asse em forno médio por 40 minutos.

Depois de cozido, deixe esfriar um pouco até ficar manuseável. Com um garfo, cave a carne que sairá facilmente em fibras que lembram um spaghettini. Tempere com sal e pimenta e sirva com o molho de sua preferência.

3 comentários:

Anônimo disse...

sou fan do spaghetti squash porem perdi a semente que havia plantado gostaria saber onde encontrar mai para poder cultivar
renamensou@fiddi.net

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde encontrar o espaghette squash em Belo Horizonte.

Anônimo disse...

E eu gostaria de saber aonde se compra em Niterói. Pelo menos na cidade do Rio de Janeiro.