sábado, 1 de setembro de 2007

Macarrão com molho fresco de tomates e abacates

Assim que li esta receita, fui invadida por sentimentos contraditórios. Imaginei a cremosidade do abacate em perfeita sintonia com a massa, mas ao mesmo tempo fiquei receosa com a idéia do molho ser frio (e ainda assim levar cebola e alho). Me encantei pela praticidade e leveza do prato, mas fiquei com medo de ser meio sem-graça. Decidi que só havia uma solução: teria que fazer a receita e tirar minhas próprias conclusões.

O único problema é que a autora insiste no fato de que o prato só fica bom quando os ingredientes estão no auge da maturidade, e os abacates que eu tinha ainda estavam verdes. Seguiram-se dias de espera, até que finalmente pareciam bons. Juntei os ingredientes, segui a receita passo-a-passo mas confesso que mantive-me incrédula durante boa parte do processo.

Foi só quando vi o molho perfeitamente cremoso graças ao abacate que finalmente me rendi. Até meu receio quanto ao gosto da mistura de cebola+alho+tomates crus foi embora, pois todos os ingredientes mantiveram seus respectivos gostos, sem um atropelar o outro. Trata-se de uma receita super fresca e leve, mas de sabores substanciais, principalmente graças à adição do manjericão e do queijo parmesão.

Ingredientes (rende molho suficiente para um pacote de macarrão):

- 2 a 3 abacates médios bem maduros
- 3 a 4 tomates grandes bem maduros (ou um punhado de tomatinhos-cereja)
- meia cebola roxa cortada em pedacinhos ou ralada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, ou a gosto
- um punhado de folhas de manjericão fresco, cortado em pedaços
- queijo parmesão ralado na hora
- sal e pimenta a gusto

Modo de preparo:

Coloque o espaguete para cozinhar. Enquanto isso, numa vasilha grande, coloque os abacates e amasse-os bem, deixando alguns pedaços inteiros se quiser. Junte os tomates cortados em pedaços, a cebola, o alho, o vinagre e o manjericão. Tempere com sal e pimenta. Quando a massa ficar al dente, coloque imediatamente sobre o molho fresco e misture bem. Se precisar, junte um pouco da água de cozimento do macarrão, que ajuda o molho a grudar na massa. Termine com uma porção generosa do parmesão por cima e sirva.

Update: Estou apaixonada por um tal de vinagre balsâmico branco, que tem o mesmo gosto do tradicional mas não deixa os pratos escurecidos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ludmila, entrei no seu blog por acaso quando procurava receitas com abacate, fiz a massa e adorei. Mtu boa mesmo, parabéns pela receita e pelo doutorado que também é de absoluto bom gosto!

Simone disse...

Amei! Como eu amo pimenta, coloquei um pouco de tabasco. Ficou parecendo guacamole, delícia!

Unknown disse...

Receita deliciosa! Acabei de preparar e ficou peefeita, acrescentei gengibre - eu gosto de dar um toque peswoal às receitas.
Salete

Unknown disse...

Bom dia. O molho é frio? Não se cozinha os ingredientes?