segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Muffin integral de banana para um aniversariante decidido


Não sei se foi coincidência ou um sinal da maioridade, mas desde que soprou a primeira velinha Marcel passou a rejeitar alguns alimentos que sempre(*) fizeram parte do seu cardápio, especialmente as frutas in natura do café da manhã. Come dois pedaços da pêra (ou maçã, banana, melão, mamão) e depois trava a boca. Foca o olhar bem no meu prato e solta o verbo naquele linguajar típico dos bebês, que eu traduzi livremente como: "mamãe, agora que estou cada vez mais capaz de mastigar e digerir os alimentos, já posso comer coisas mais incrementadas, né não?". Tá certo meu filho

O único problema é que, na minha opção por oferecer alimentos não-industrializados e não-adoçados, as opções de café da manhã ainda são um pouco limitadas. Já ofereci pão integral, que provocaram palminhas de alegria quando suas mãozinhas conseguiram levar os pequenos pedaços do prato à boca. Já ofereci iogurte natural batido com frutas e aveia, que também fez sucesso. O queijo frescal ainda provoca caretas, acredito que seja salgado para seu paladar (se já é para o meu... alguém aí sabe se existe versão sem sal, ou terei que partir para a produção caseira?).

A receita mais nova que testei com sucesso foi a destes muffins integrais de banana, que combinam perfeitamente a textura do pão que ele adora com o sabor e os nutrientes da fruta que não podem faltar, especialmente de manhã. Além de saborosos (o marido aprovou, já que eu continuo sem comer bananas), podem ser congelados e levados para o lanche fora de casa.

Não sei se ele gostou mais pelo sabor ou pela felicidade de conseguir se alimentar sozinho...


Muffins integrais de banana
(Receita adaptada do livro Super Natural Cooking, de Heidi Swanson)


Rende 12 muffins grandes

- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 colheres de chá de fermento químico
- uma pitada de sal marinho
- 1/4 de xícara de aveia em flocos (mais um punhado para polvilhar por cima)
- 6 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3/4 de xícara de açúcar mascavo (usei metade açúcar e metade melaço de cana)
- 2 ovos orgânicos grandes
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha natural
- 1 xícara de iogurte natural integral
- 1 xícara e 1/2 de bananas maduras amassadas (três bananas grandes)

Pré-aqueça o forno em temperatura média e forre uma forma para muffins com forminhas de papel. Numa vasilha, combine a farinha, fermento, sal e aveia. Na batedeira, bata a manteiga até ficar pálida e cremosa, adicione o açúcar, melaço, ovos, baunilha, iogurte e bananas até incorporar tudo. Junte os ingredientes secos somente até incorporar, cuidando para não mexer demais. Coloque nas forminhas, polvilhe com aveia se desejar e asse por aprox. 30 minutos, ou até que os muffins fiquem dourados. 

(*) SEMPRE, uma palavra tão absoluta, mas que na vida de um bebê quer dizer há apenas alguns meses. Será que só eu acho isso engraçado?

4 comentários:

Bracchi disse...

Sobre o queijo frescal: comprei o quatá light e achei bom, como com mel e tudo! Gostei da receita! bjsss
Dani

Camila disse...

Lud,

Só pra dizer que acabei de comer o muffin que fiz seguindo a sua receita e ele é uma delícia!!! Nina também aprovou. A diferença é que o meu ficou bem mais escuro que o seu da foto. Acho que por conta do melaço daqui que é mais escuro que o daí. Ou será que botei demais? eheheh

Adorei!!!! Obrigada.

Um beijo.

Ludmila Carvalho disse...

Que bom que gostou, Camila! Pode ter sido o melaço, ou até a luz da foto, vai saber... o importante é que ficou bom! Beijos

Anônimo disse...

Oi lud! parabens pelo blog! assim como vc tbm optei por oferecer apenas alimentos caseiros e não adoçados pro meu bebê, que acabou de fazer 1 aninho (7 de outubro). Fiquei muito afim de fazer esse muffin.. mas vi na receita que leva açucar... Como vc está lidando com a questão do açucar pro marcel agora q ele fez 1 aninho?
Obs.: sabe oq eu faço que Samuel ama? eu tenho aquelas maquininhas de fazer waffle .. eu mesma faço a massa - integral - (não leva açucar e diminuo a quantidade do sal que pede na receita)... faço vários e congelo e no café da manhã só coloco na torradeira e depois ele manda ver! :-)
Bjs Juliana