Aliás, assim como o pesto, a tapenade pode ser comprada pronta, mas é tão fácil de fazer que não vejo razão para não tentar - além do que, sai bem mais em conta. Então vamos lá! Você precisará de azeitonas kalamata (ou qualquer azeitona preta, mas aviso logo que o gosto não sairá igual, infelizmente there's no substitute for kalamatas), alcaparras, azeite de oliva extra virgem, pimenta, alho e pasta de anchovas.
A quantidade dos ingredientes vai depender da quantidade de tapenade desejada, mas a base de tudo, naturalmente, são as azeitonas. Para um punhado de azeitonas, eu uso duas colheres de café de alcaparras, um dente de alho e um pouquinho de nada da pasta de anchovas. Este último ingrediente é opcional, mas se até eu que não como peixe aprendi a apreciar a pasta de anchovas (que não tem realmente gosto de peixe, e em pasta ela desmancha-se no prato, servindo mais como um tempero), a leitora ou o leitor também podem usar sem medo algum.
O procedimento é simples: bata todos os ingredientes no processador (no machucador também pode funcionar, embora eu nunca tenha tentado), adicionando um fio de óleo para dar consistência de patê. Prove e acerte o tempero, adicionando mais do ingrediente de sua preferência - só não aconselho mesmo o uso de sal, pois as azeitonas, as alcaparras e a pasta de anchovas já são bem salgadinhas. Enjoy! Você acaba de fazer uma tapenade caseira que em nada ficará devendo às provençais.

Um comentário:
Caraca, Lud! Isso deve ser o máximo!
Um charme a sua cozinha, comadre.
=))))
Beijinhos de boa sorte (vc vai precisar para lavar todos esses pratos todos os dias - tá pensando que manter cozinha é bolinho, é?)
K.
Postar um comentário