Sabe quando você vê alguma comida sendo feita na televisão e tem um desejo incontrolável de comer aquilo imediatamente? Foi o que aconteceu comigo quando eu vi esta receita. Bem, na verdade foi mais ou menos o que aconteceu comigo, porque o desejo incontrolável sumiu por algum motivo entre o momento em que eu estava vendo TV e o momento em que fui fazer o jantar.
Só recentemente, quando eu pensava pela enésima vez no que fazer para o jantar - eu queria alguma coisa quente mas que não fosse sopa, substancial mas que não fosse massa ou sanduíche - esse prato voltou à minha cabeça. Pelo que eu me lembrava a receita era tão simples que nem me dei o trabalho de procurá-la no site da Martinha, e fiz de cabeça. É 1-2-3:
1 - Faça um molho de tomate ou, se a preguiça for muita e/ou o tempo apertado, abra uma lata do seu molho de tomate pronto favorito numa panela para esquentar. Eu fiz este bem simples com cebola e alho dourados no azeite e uma lata de tomates pelados batidos. Deixei cozinhar uns quinze minutos e juntei um pouco de extrato de tomate para ficar mais grossinho. Temperei com sal, pimenta, orégano seco e pimenta calabresa.
2 - Quebre alguns ovos sobre o molho de tomate quente (quebrei dois por pessoa porque estávamos com muita fome) e tampe a panela. Você pode também dispor o molho de tomate em ramequins individuais, quebrar os ovos e levar ao forno. Enquanto os ovos cozinham, esquente fatias de baguette ou de qualquer pão da sua preferência.
3 - Depois de aproximadamente seis minutos, os ovos deverão estar cozidos e com a gema mole - por causa de um desequilíbrio no meu fogão alguns ovos cozinharam mais rápido que outros, o que me fez arrepender-me de não ter feito em ramequins individuais. Retire os ovos com uma colher e coloque sobre o pão tostado, colocando mais ou menos molho conforme a sua preferência. Termine com queijo parmesão ralado por cima. Pode comer assim mesmo ou com uma saladinha verde acompanhando.
5 comentários:
Lud, até eu que não gosto de ovo fiquei com vontade de comer isso!! Muito bom!
Seu blog é lindo, parabéns!
Bjs.
Fez-me lembrar uma baguete que fazia na França, com carne moida, queijo ralado e gratinada....
Será q vc lembra?
Acho que nao....e naquela época vc era super enjoada p/ comer....
Beijos, da mami
Lud isso é Ojja tunisiana ..... eheheh... da proxima vez coloca harissa ... bom demais. Aqui em casa o Mohamed faz toda semana.
Bjs para o Gaston ...
Que receita boa e fácil! Também deu vontade de fazer correndo.
Melhor, vou fazer hoje à noite e seguir a dica da Fabrícia !!
Muito bom !
Registei a receita. Simples, mas deve ser uma delicia.
Beijinhos.
Susana
Postar um comentário