terça-feira, 1 de abril de 2008

Cannelloni de beringela


Essa idéia é tão simples que não precisa de receita. Comecei fazendo um molho de tomate bem básico com cebola e alho dourados no azeite, uma lata de tomates italianos pelados, manjericão fresco, orégano seco, uma pitada de pimenta calabresa e uma folha de louro. Cozinhei tudo em fogo baixo por uns vinte minutos e depois bati no liquidificador - menos a folha de louro, claro. Pode-se também usar molho de tomate pronto, mas eu prefiro fazer eu mesma.


Depois fiz o recheio do cannelloni misturando duas partes de ricotta e uma de queijo de cabra. Temperei com bastante sal e pimenta e mais manjericão. Depois cortei duas berinjelas médias (poderia ter sido uma grande) em fatias compridas de cerca de um centrímetro de grossura e botei para grelhar dos dois lados. Se ainda não estivesse tanto frio por essas bandas, eu teria feito tudo de uma vez só na churrasqueira, mas tive que me resignar e grelhar duas fatias de cada vez no fogão mesmo.

Quando as beringelas estavam grelhadas e maleáveis, comecei a montar o prato. Coloquei duas conchas do molho de tomate forrando generosamente o fundo de um refratário. Depois peguei uma fatia da beringela, coloquei uma colher do recheio em uma das partes e enrolei. Coloquei no refratário com a parte enrolada para baixo, e assim fui enrolando e arrumando até terminarem as beringelas.


Coloquei um pouco de parmesão ralado na hora por cima e assei em forno médio-alto (400F) por 25-30 minutos. Fiquei positivamente surpresa ao ver que as beringelas comportaram-se perfeitamente bem no lugar da massa - mantiveram a forma, protegeram bem o recheio e ainda pegaram uma corzinha linda. Por um instante tive medo delas cozinharem demais e ficarem empapadas no molho, mas que nada. Ficaram deliciosas, e complementaram perfeitamente o recheio cremoso e o molho meio picante. Perfectly delicious!

9 comentários:

  1. lu q coisa...hoje eu fiz uma terrine quase q da msm maneira, mas na forma...fica barbara essa combinação!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que delicia...hj é a segunda vez que vejo essa receitinha...acabei de ver n blog da Leila...acho que é um sinal....beringelas para o jantar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ludmila! Cada diz descubro um blog de comida diferente, hoje foi o seu! Temos algumas coisas em comum: também adoro comida/cozinha, cinema, e Montreal, cidade onde já morei... bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Nádia! Pois seja bem vinda então. Um dia podemos trocar figurinhas de Montréal, em que época você morou aqui?
    Beijos
    Lud

    ResponderExcluir
  6. Linda esta última foto. Parece papel de parede hehe

    ResponderExcluir
  7. que maravilha....só vc mesma para fazer coisas tão deliciosas e com fotos que dão água na boca
    Vou ver se consigo fazer aqui ....
    BEIJOS DA SUA MÃE QUE TE AMA MUITO E QUE TE ADMIRA MUITO MAIS.....ZAIDE

    ResponderExcluir
  8. Tudo feito com berinjela é gostoso e essa sua receita me deu água na boca.
    Abraço.
    Heloisa

    ResponderExcluir

Olá! Este espaço é destinado para comentários, críticas, sugestões e perguntas de qualquer assunto relacionado ao blog The Inner Life of Food. Por favor, identifique-se claramente ao enviar um comentário e deixe um endereço eletrônico de retorno caso queira que uma resposta seja enviada diretamente a você. Obrigada!