quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Iogurte "estilo grego" em casa


Não pude deixar de notar que, ultimamente, as gôndolas dos supermercados (e seus respectivos comerciais na televisão) foram invadidas pela "novidade" do iogurte estilo grego, que já é velho conhecido em outras partes do mundo. Trata-se de um iogurte mais concentrado, com maior teor de gordura e menos líquido que o tradicional. Delicioso e ótimo para fazer molhos mais encorpados.

O problema, como sempre, é que os industrializados vêm todos já adoçados e cheios de conservantes e outros aditivos impronunciáveis. Uma besteira, já que é tão fácil fazer o iogurte natural de todo dia virar um rico e cremoso iogurte "estilo grego" em casa.

Basta colocar o iogurte natural num paninho bem fino (eu uso um filtro de café que comprei exclusivamente para isso, mas pode ser uma fralda de pano limpa) e deixar dentro de um outro recipiente para conter o líquido. Deixe na geladeira de um dia para outro.

No dia seguinte, voilà, o líquido terá escorrido para o recipiente e o iogurte estará bem mais cremoso e concentrado. Quanto mais tempo ficar na geladeira, mais concentrado e gostoso ele fica. Você pode usar para fazer molhinhos de salada interessantes, misturar com limão e fazer creme azedo, substituir o cream cheese, ou comer como iogurte mesmo, misturado com frutas e um fiozinho de mel.


O da foto acima eu misturei com uma polpinha de morangos amassados para Marcel (da*****inho uma ova!)

2 comentários:

Ana Elisa Granziera disse...

Que ideia genial a do filtro de café! o_O NUnca tinha pensado nisso, ficava com aquele trambolho de pano em peneira em cima de panela, e o pano absorvendo umidade e eventualmente gotejando pra fora... :P

Carla disse...

Parabéns! :)